loading

Empresários e prefeitos se reúnem em Encontro de Líderes

Representantes dos setores público e privado reuniram-se no dia 28 de novembro, em São Paulo, com o objetivo de discutir ações para o fortalecimento da gestão pública e o aprimoramento dos serviços oferecidos à população. Em sua sétima edição, o Encontro de Líderes promovido pela Comunitas reuniu cerca de 100 participantes, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidentes e CEOs de algumas das maiores empresas do país e os prefeitos das cidades que integram o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, liderado pela entidade.

Durante toda a manhã, os convidados debateram e refletiram sobre a construção de uma agenda positiva de desenvolvimento para o país e a melhoria da qualidade de vida nas cidades por meio do envolvimento e corresponsabilização dos diferentes setores da sociedade, foco do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

A abertura foi conduzida pelos empresários líderes da Comunitas – José Roberto Marinho (Grupo Globo), Carlos Jereissati Filho (Grupo Iguatemi), Pedro Paulo Diniz (Península), Antonio Ermírio de Moraes Neto (Vox Capital) e Rubens Ometto Silveira Mello (Cosan, Raizen e Comgás), que destacaram os avanços do Juntos nos munícipios que integram o programa. Na sequência, aconteceram rodas de debates sobre gestão pública, governança compartilhada, parcerias público-privadas e o papel do investimento social corporativo no fortalecimento de políticas públicas.

Na primeira, o ex-presidente Fernando Henrique ressaltou a importância de lideranças políticas comprometidas com o envolvimento da população. “Se não houver um rumo político no país ou na prefeitura, nada vai funcionar. E rumo político significa o seguinte: exercício de uma liderança política que motive a sociedade e a própria burocracia muitas vezes, para que se possa obter resultados”, disse ele. No mesmo bloco, o empresário Jorge Gerdau lançou um alerta: “Nós, empresários, como líderes da sociedade, não temos opção a não ser trabalhar para que o setor público busque a inovação e a tecnologia que o resto do mundo tem. Aí a grande importância da gestão”.

Na sequência, os prefeitos, ao lado do professor Vicente Falconi, sócio-fundador e atual conselheiro da Falconi (um dos parceiros técnicos da Comunitas), discutiram sobre a qualidade dos serviços públicos e os desafios enfrentados pelos administradores.  Jonas Donizette (Campinas-SP) destacou o papel das parcerias público-privadas, enquanto Gustavo Fruet (Curitiba-PR) citou a importância dos ajustes fiscais para as prefeituras. No caso dos municípios do Juntos, o trabalho é feito pela Falconi, como lembrou Fruet.  O prefeito Paulo Barbosa (Santos-SP), mencionou a necessidade de descentralização dos recursos públicos, hoje quase que totalmente nas mãos da União. Falconi, por sua vez, frisou que o planejamento é fundamental em qualquer esfera de governo. “Não temos uma organização do Estado para fazer uma formulação estratégica para o país, é preciso saber o que dá e o que não dá para fazer”, declarou, afirmando ainda que, “para se ter resultados, é preciso planejar”.

Também são parceiros do Juntos os prefeitos Casé Miranda (Paraty-RJ), Eduardo Leite (Pelotas-RS), Firmino Filho (Teresina-PI), Bruno Siqueira (Juiz de Fora-MG) e José Maria Cândido (Itirapina-SP, em consórcio com mais quatro municípios da região).

Ao final do encontro, coube ao vice-presidente e membro do conselho de administração do Itaú-Unibanco, Ricardo Villela Marino, anunciar o lançamento da mais nova frente do Juntos: a de Engajamento do Cidadão. “Sem engajamento, nada acontece de forma sustentável”, disse Marino.

Os comentários estão desativados.