loading

Paraty recebe Encontro de Comitês Gestores do Juntos

Lideranças do programa promoveram o intercâmbio de boas práticas e debateram problemas comuns aos municípios

O município de Paraty sediou, nesta sexta-feira (24/07), o 5º Encontro de Comitês Gestores do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. Mais de 40 lideranças debateram ao longo do dia projetos realizados pelas prefeituras e em parceria com o Juntos, além de compartilharem desafios e perspectivas para a administração pública.

Entre as lideranças presentes, estavam os prefeitos de Teresina (PI), Firmino Filho, e de Limeira (SP), Paulo Cezar Hadich, além do prefeito anfitrião Carlos José Gama Miranda, o Casé, que fez a fala de abertura do evento, e vários secretários municipais.

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas – organização que lidera o programa Juntos –, ressaltou a importância do Encontro de Comitê Gestores como fórum para a troca de experiências entre os municípios do Juntos e agradeceu a receptividade de Paraty, cidade com um importante patrimônio histórico e cultural.

Palestras

O planejamento e projetos de melhorias nas cidades abriram a discussão no encontro. Firmino Filho apresentou o programa “Lagoas do Norte”, focado no desenvolvimento da zona norte da capital do Piauí. O projeto foi dividido em duas etapas e o contrato com o Banco Mundial para viabilização das obras foi assinado em 2008.

“A ideia era fazer com que as lagoas deixassem de ser fonte de sujeira, de doenças, para ser fonte de vida. Transformá-las em cartão postal da cidade”, afirmou Firmino.

O secretário de Obras de Paraty, Ronaldo Carpinelli, falou sobre a importância do planejamento urbano, em especial em um município com tantas particularidades como as apresentadas em Paraty. O escritório BAA arquitetura, parceiro técnico do Juntos, apresentou os projetos que foram desenvolvidos no município.

“A Comunitas tem nos auxiliados com a revisão do nosso Código de Obras para evitarmos o crescimento desordenado do município. Se não tivesse essa parceria não conseguiríamos desenvolver essas iniciativas com tanta qualidade como está acontecendo”, afirmou Carpinelli.

O secretário de Informação e Tecnologia de Curitiba, Paulo Miranda, também falou sobre a importância do trabalho em conjunto com o programa Juntos.

“A parceria com a Comunitas pode ajudar a trazer um modelo de governo condizente com as demandas da população, uma forma menos custosa, mais criativa e com políticas públicas inovadoras”, afirmou Miranda em sua palestra sobre modelo de gestão com apoio dos avanços tecnológicos.

Diálogo com a população

A importância de ferramentas que fortaleçam o diálogo com a população foi tema das palestras dos secretários de Comunicação de Pelotas, Luiz Caminha, e de Juiz de Fora, Michael Guedes. Guedes apresentou o programa “JF + Digital”, uma ferramenta de acesso a serviços públicos por meio da internet.

“Estamos enfrentando não só uma crise política e econômica, mas também uma crise de opinião pública. Por isso, precisamos nos comunicar de maneira eficiente com a sociedade, de forma a conseguir atender às suas demandas”, afirmou Guedes.

Caminha abordou a implantação do Colab como ferramenta de interação com os moradores e o programa Bairro da Gente, evento mensal que reúne prestação de serviços aos moradores de Pelotas e promove uma audiência pública com o prefeito Eduardo Leite.

“O Bairro da Gente é uma boa experiência de governo aberto e de incorporação pela sociedade independente das trocas de gestão”.

Engajamento

O secretário de Gestão de Santos, Fábio Ferraz, destacou a importância do engajamento dos servidores para a sustentabilidade dos projetos, como o Eficiência Coletiva, que busca a melhoria da situação fiscal do município – sem aumento de receitas ou prejuízo dos serviços públicos.

“Nos esforçamos muito pela gestão e pelo equilíbrio fiscal, tão necessários para podermos desenvolver outros projetos e políticas para o município. Conseguimos bons resultados”.

Intercâmbio de boas práticas

O prefeito de Limeira, um dos municípios que integram o Consórcio de Itirapina, Paulo Cezar Hadich, levou à discussão uma ação do município iniciada anteriormente à chegada do Juntos: o Plano Municipal de Segurança Pública.

“Limeira está se tornando uma referência regional, fomos a cidade que menos teve roubo de veículo depois da implantação do sistema. Acreditamos que vamos reduzir ainda mais”, disse.

Programa Juntos

Na reta final do encontro, Paraty também apresentou ações na área de cultura e de meio ambiente. No encerramento do evento, foi apresentada a metodologia do grupo Galpão Aplauso, que oferece cursos profissionalizantes e oficinas artísticas a jovens de 17 a 29 anos do município. Esta é mais uma parceria do programa Juntos no município.

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão pública presente em 12 municípios brasileiros. Liderado pela Comunitas, organização da sociedade civil, o programa estimula o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país.

Foto: Cristiano Muniz Figueiredo – Prefeitura de Paraty

Os comentários estão desativados.