loading

Ban Ki-Moon pede maior engajamento do setor privado na Agenda 2030

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, foi o anfitrião do UN Private Sector Forum 2016, principal evento das Nações Unidas voltado para o setor privado. Este ano, o evento, que aconteceu no dia 19 de setembro, em Nova York, destacou o papel das empresas na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em interface com a Agenda pela Humanidade – que advoga questões humanitárias, especialmente na prevenção e fim de conflitos.

Em sua fala de abertura, Ban Ki-moom lembrou que os ODS e a Agenda pela Humanidade, juntamente com as definições do Acordo de Paris e a Agenda de Ação do Financiamento para o Desenvolvimento, são os pilares da chamada Agenda 2030 da ONU.

O Secretário-Geral destacou também a importância que o UN Global Compact tem tido para o engajamento do setor privado dentro da Agenda, parabenizando a iniciativa privada. No entanto, reforçou a importância de um maior comprometimento por parte das empresas. “Por meio do UN Global Compact, estamos mobilizando um verdadeiro movimento global de organizações sustentáveis e seus stakeholders para criar um mundo que queremos”, disse.

Ele alertou o setor privado para o combate à xenofobia e à descriminação no ambiente trabalho e nas comunidades. “O mercado deve oferecer as mesmas oportunidades de trabalho para refugiados e imigrantes. E as empresas devem investir em iniciativas educacionais para jovens refugiados”, afirmou.

BISC

No dia 1º de dezembro a Comunitas realizará o lançamento dos resultados do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) e, na ocasião, também haverá uma roda de conversa sobre como as empresas têm integrado seus investimentos sociais às perspectivas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para participar do lançamento e debate, já estão confirmadas as presenças de Luciana Aguiar, gerente de Parcerias e Desenvolvimento para o Setor Privado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Aron Belinky do Programa Desempenho e Transparência do Centro de Estudos em sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes); Luan Santos, assessor técnico do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e representantes do Pacto do Global.

Para se inscrever, clique aqui.

Extraído do Pacto Global.

Os comentários estão desativados.