A iniciativa, que faz parte do Centro de Finanças do Amanhã, tem como objetivo fomentar um ambiente que estimule os investimentos sustentáveis, demonstrando seu compromisso com um futuro mais verde e responsável
Na tarde de ontem (23), a prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Comunitas e apoio técnico da DoctorWeb, deu início à criação da plataforma online para o Centro de Finanças do Amanhã. A iniciativa tem o objetivo de promover as finanças sustentáveis no município e a consolidação da cidade como líder em investimentos verdes no Brasil.
O projeto visa desenvolver um website altamente integrado e informativo, que servirá como hub educacional e plataforma para coleta de inventários de emissões de carbono de empresas que impulsionarão o mercado voluntário de créditos de carbono do Rio de Janeiro. Desta maneira, a ideia é viabilizar um ambiente que não apenas impulsione uma economia de baixo carbono, mas que também exerça um forte poder de atração junto a empresas interessadas em se engajar ativamente na pauta.
A capital carioca tem um histórico positivo quando se trata de promover políticas ambientais pioneiras no Brasil. Marcada por eventos de grande relevância para o desenvolvimento sustentável, como a Eco-92 e a RIO+20, a cidade quer se tornar carbono neutro até 2050.
Participaram do encontro representantes da prefeitura do Rio de Janeiro, como o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcel Balassiano; e o assessor técnico da prefeitura, formado no curso de clima e economia verde, realizado pela Comunitas e a Universidade de Columbia, Manoel Tabet. Também estiveram presentes membros da organização, a exemplo da diretora de Gestão e Investimento Social, Patricia Loyola, e da equipe da DoctorWeb.
Destacando a importância da economia verde na pauta da cidade e seu papel fundamental na atração de investimentos, o secretário Chicão Bulhões ressaltou a importância de garantir a perenidade do projeto, evitando que o mesmo seja afetado pelas mudanças de governo e consolidando-o como um legado. Ao final, o gestor agradeceu pelo apoio na implementação da iniciativa.
Etapas do projeto
O projeto, que tem prazo de entrega estimado em 9 semanas, será dividido em cinco etapas estratégicas. Na primeira, serão estabelecidos os objetivos do projeto, analisados os requisitos necessários, criado o layout e definido o estilo visual. Na fase seguinte, o ambiente será configurado, as páginas e funcionalidades serão desenvolvidas, um CMS (gerenciador de conteúdo) será implementado e ferramentas de análise serão integradas.
Na terceira fase, serão feitos testes para assegurar a qualidade e funcionalidade do projeto, assim como revisões em colaboração com a prefeitura. Na quarta, o projeto será publicado e serão oferecidos treinamentos para a equipe interna. A última fase engloba a prestação contínua de suporte para resolução de problemas e manutenções regulares, garantindo que a plataforma permaneça otimizada e atualizada.
Sabia que é muito fácil acompanhar todas as novidades da Comunitas? É só assinar a nossa Newsletter e pronto!
Sem comentários