loading

Ampliação da Rede Bem Cuidar e investimentos na educação avançam no Rio Grande do Sul. Ações contam com o apoio da Comunitas

Além disso, também houve avanços importantes com relação às iniciativas de valorização do servidor e melhoria da cultura organizacional 

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

Lideranças públicas do Rio Grande do Sul, da Comunitas e membros do Núcleo de Governança da organização reuniram-se, no último dia 04, para debater as iniciativas desenvolvidas em parceria com o governo gaúcho. As ações de ampliação, para todo Estado, da Rede Bem Cuidar, projeto pelotense de atenção à saúde básica, assim como os resultados de equilíbrio fiscal, valorização do servidor público e os avanços na educação foram os destaques do encontro.  

No encontro, o governo do Rio Grande do Sul também apresentou os principais resultados orçamentários, bem como os dados sobre despesas e receitas referentes ao ano de 2022. Além disso, para o ano de 2023, as estratégias prioritárias da gestão gaúcha referem-se ao compromisso de manter as despesas dentro do patamar sustentável e de priorizar investimentos, quitação dos precatórios e recomposição das receitas provenientes do ICMS. “É necessário que tenhamos uma atenção permanente ao tema. A nossa dívida ainda é elevada e há um grande déficit previdenciário no Estado”, salientou o governador.  

Participaram da reunião o governador do Estado, Eduardo Leite; a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e sua assessora, Iracema Castelo Branco; a secretária de Saúde e sua adjunta, Arita Bergmann e Ana Costa, respectivamente; a secretária da Fazenda, Pricilla Santana e a secretária de Educação, Raquel Teixeira. 

Também participaram do encontro lideranças da Comunitas, como a diretora-presidente, Regina Esteves, e líderes empresariais, membros do Núcleo de Governança da organização, a exemplo de José Roberto Marinho, do Grupo Globo; Carlos Jereissati, do Grupo Iguatemi; Luiz Ildefonso Simões Lopes, da Brookfield; Marcos Lutz, do Grupo Ultrapar; e Solange Ribeiro, da Neoenergia.

Replicabilidade – Rede Bem Cuidar

A Rede Bem Cuidar foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas e a Comunitas, para implementar um novo conceito na saúde pública municipal. Em 2021, o governador Eduardo Leite assinou um decreto que previa a ampliação da iniciativa para todo o Estado, visto que a estratégica passou a ser considerada de alto grau de inovação na promoção e prevenção da saúde. A Rede Bem Cuidar passou a integrar o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), sendo implementada em 428 municípios

A ampliação da Rede Bem Cuidar inaugurou uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Campo Bom, além de um complexo médico chamado Centro Vida, cuja premissa é aliar as práticas usuais com práticas integrativas, com o objetivo de trabalhar a qualidade de vida da população. 

A diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, destacou a importância da replicabilidade da experiência a partir do que foi realizado no município de Pelotas. “A Rede Bem Cuidar foi, de fato, um grande projeto de design thinking, que resultou em um atendimento básico mais humanizado à população, que considera o bem estar da pessoa. E é esse parâmetro de atendimento pelo qual a sociedade busca. Acredito que essa iniciativa pode, e deve, ser ampliada para todo SUS”, declarou ela.

Avançar na Educação 

O objetivo do projeto Avançar na Educação é melhorar a infraestrutura física e tecnológica, assegurar a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais da área. 

A iniciativa trata de um programa de investimento, realizado a partir de um planejamento estratégico, para o qual foram direcionados valores na ordem de R$ 1,2 bilhão, o maior aporte na área feito pelo Estado nos últimos 15 anos.

A secretária da pasta, Raquel Teixeira, compartilhou os resultados do alinhamento estratégico realizado com apoio da Comunitas, ressaltando a importância do mapa estratégico elaborado para 2021 e atualizado posteriormente para os anos de 2022 e 2023. “Os investimentos realizados a partir do Avançar na Educação permitiram maior autonomia financeira nas escolas, plano de investimento em tecnologia e programa focado na recuperação e aceleração da aprendizagem”, explicou.

Valorização do servidor e mudança na cultura organizacional – Projeto Envolver

Desde 2019, por meio da parceria com a Comunitas e o escritório de consultoria em gestão de pessoas, Betânia Tanure Associados, o governo estadual estabeleceu uma série de estratégias para valorização do servidor público e mudança da cultura organizacional.

Dentre os avanços que foram destacados no encontro pela secretária da pasta de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, foram apresentadas as ações referentes à reestruturação dos cargos em comissão e gestão do desempenho e desenvolvimento de pessoal. Além disso, ela também salientou a importância da implementação da gestão de pessoas como política de Estado.  

Em março de 2022, como último ato de sua gestão antes de sair do cargo para concorrer às eleições, Leite instituiu a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública como área estratégica do Estado. 

Arte com o fundo azul com a frase "Assine a nossa Newsletter e não perca nenhum conteúdo"

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *