loading

Após visitas, alunos da FGV apresentam relatório final com melhorias para prefeituras do Juntos

Em uma ação inédita, estudantes da FGV visitaram cidades integrantes da rede Juntos em busca de soluções para o aprimoramento da gestão pública municipal.

Depois de percorrerem cidades integrantes do Programa Juntos, buscando conhecer e aproximar-se da máquina pública, os estudantes da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) apresentarão, amanhã (13), o diagnóstico final com as propostas de melhoria para a administração municipal.

Custeados pela própria FGV, as visitas tinham como objetivo permitir que os estudantes contribuíssem para a municipalidade e aprendessem com os gestores sobre o dia a dia da função.

Como resultado, cada grupo produziu um documento de aproximadamente 50 páginas – onde levantam os três principais desafios para a gestão e estabelecem, para cada desafio, uma solução por meio de propostas de Plano de Ação Setorial.

Os relatórios serão apresentados para uma banca formada por Fernando Abrúcio, Fernando Burgos e Regina Pacheco – especialistas da própria FGV, além de secretários municipais e prefeitos, para análise de acordo com a qualidade e aplicabilidade. O público interessado poderá acompanhar, ao vivo, por meio da plataforma Rede Juntos, a partir das 10h.

“Esse encontro de ideais e da teoria com a prática é importante, não somente para os alunos, que poderão conhecer mais de perto a realidade vivida numa administração pública, quanto para nós, que temos a chance de receber uma crítica do nosso trabalho e um olhar de fora. Acredito que poderão sair boas propostas e espero que elas sejam possíveis de serem aplicadas no dia a dia”, exclamou Bruno Siqueira, prefeito de Juiz de Fora, sobre a iniciativa.

Ação inédita entre a Comunitas e a Fundação Getulio Vargas

Em parceria com a Comunitas, os estudantes da disciplina “Município, Poder e Instituições Locais”, ministrada pelo professor e vice-coordenador do curso, Fernando Burgos, visitaram os municípios de Petrolina (PE), Teresina (PI), Paraty (RJ), Caruaru (PE), Pelotas (RS) e Juiz de Fora (MG), entre os dias 08 e 12 de maio.

Divididos em grupos de nove integrantes para cada cidade, os alunos visitaram espaços públicos e conversaram com os prefeito (a)s das cidades, secretários municipais e assessores, conhecendo a máquina pública municipal mais detalhadamente.

“Aproximar os estudantes da realidade da gestão pública brasileira é um dos objetivos mais importantes do curso. É para isso que criamos as imersões que é quando eles convivem com gestores e gestoras, em diferentes municípios brasileiros e latinoamericanos, conhecendo práticas inovadoras”, explica Burgos. “A parceria com a Comunitas veio fortalecer ainda mais esta ideia, uma vez que eles já estão trabalhando juntos com estes municípios. Ao levar nossos estudantes para aprender com as equipes das prefeituras e ajudar a propor soluções para alguns dos desafios locais, estamos certos de que vamos colaborar com a melhoria da gestão municipal, assim como a Comunitas vem fazendo”, destaca o professor.

Para Regina Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, a iniciativa é importante pois fortalece a rede Juntos e engaja os gestores e a academia na troca de conhecimentos, visando uma gestão pública cada vez mais eficaz, resultando na melhoria dos serviços públicos para a população brasileira. “Estamos entusiasmados com essa parceria inovadora entre a Comunitas e a FGV, uma instituição com excelência reconhecida nacionalmente, pois apoiará no aprimoramento da gestão pública, pilar essencial para a Comunitas, sem que haja qualquer custo financeiro para a administração municipal”, disse.

Para acompanhar as apresentações, clique em www.redejuntos.org.br.

Os comentários estão desativados.