loading

Audiência pública em Ituiutaba propõe replicar modelo do Juntos na cidade

Nesta segunda-feira (13/09), a Comunitas participou da audiência realizada pelo Caiapônia Instituto de Saneamento Ambiental (CISAM), em Ituiutaba (MG), para apresentar o programa Juntos a entidades de classe e à sociedade civil. Mais de 160 pessoas compareceram ao evento. O CISAM tem interessem em replicar o programa na cidade.

Em agosto, a entidade formou uma comitiva e veio à Comunitas, em São Paulo, conhecer o Juntos. Na ocasião, o grupo foi recebido pela diretora-presidente, Regina Célia Esteves de Siqueira, depois seguiu para Campinas, sede-piloto do programa. Participam dessa empreitada representantes da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Pontal do Triângulo, Sindicato do Produtores Rurais de Ituiutaba e a Promotoria Pública.

Uma das frentes do CISAM é fazer o Plano de Desenvolvimento Sustentável para Ituiutaba (PDSI), com gestão compartilhada em rede pelo poder público, iniciativa privada e organização da sociedade civil. A proposta dialoga com a essência do Juntos, que é envolver os mesmos atores em prol da melhoria da gestão pública, por meio de uma governança compartilhada que fomente o debate e valorize a participação da população nas tomadas de decisão.

“O Juntos olha para os desafios das cidades em que atua e busca soluções de forma ampla e compartilhada. Essa governança compartilhada nos permitiu alavancar resultados, ganhar escala e ampliar o impacto dos investimentos realizados, tendo, para tanto, compromissos e contrapartidas assumidas pelas prefeituras parceiras. Para nós é uma satisfação ver que esses valores ecoam tão fortemente em Ituiutaba, cujo capital social é um dos principais ativos para o sucesso do programa”, afirmou Patricia Loyola, diretora de gestão, ao apresentar a metodologia e os resultados conquistados nos primeiros quatro anos de existência do Juntos.

Para o promotor Daniel dos Santos Rodrigues, o iniciativa trará uma proposta inovadora no município.  “Esse modelo tenta romper com os paradigmas e promover um processo virtuoso em que sociedade civil, poder público e iniciativa privada podem e devem trabalhar em conjunto”. Todos os representantes de classe que participaram do evento e atuam em parceira com o CISAM para levar o Juntos a Ituiutaba assinaram a carta de compromisso.  O objetivo é que o modelo do programa seja implementado na próxima gestão municipal.

Os comentários estão desativados.