loading

Cidade para pessoas: Comitê Gestor do Curitiba 2035 reúne-se para construção coletiva do planejamento estratégico para a cidade

Aconteceu ontem (22), mais um encontro do Comitê Gestor do Curitiba 2035, espaço disponível para discutir e propor as principais ações de desenvolvimento do planejamento estratégico da cidade de Curitiba em um horizonte de 20 anos.

Participaram do evento os membros do comitê gestor, formado por representantes de organizações da sociedade civil, comunidade acadêmica, poder público e setor privado. O grupo será responsável por discutir e propor as principais ações para que a cidade tenha um desenvolvimento ordenado e em sinergia com os princípios de sustentabilidade. O Curitiba 2035 é fruto de uma parceria entre a Comunitas, o Instituto Arapyaú, a prefeitura municipal e o Sistema Fiep.

Na reunião, os membros foram divididos em grupos para melhor debaterem sobre o acompanhamento do cronograma previsto, analise dos resultados obtidos até o momento e extração das percepções dos membros acerca das oportunidades e desafios do desenvolvimento do planejamento, além de construírem coletivamente as melhores formas de engajar a população para participação efetiva no Curitiba 2035.

Curitibanos poderão participar das consultas públicas

Desenvolvido com apoio do Programa Juntos, o Curitiba 2035 é uma iniciativa, de caráter apartidário, que tem como finalidade a construção de um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, tendo propósito uma cidade mais sustentável, inovadora e humanizada.

As metas definidas nortearão o desenvolvimento econômico e social de Curitiba, engajando a sociedade na sua estruturação. Isso porque acredita-se que mobilizar especialistas, cidadãos e administrações públicas por uma mesma causa é comprometê-los com o futuro de suas cidades.

Nessa etapa, a população poderá priorizar quais as ações mais importantes, dentro de 9 áreas temáticas disponíveis, para que a cidade alcance as visões de longo prazo. O processo de consulta pública está em fase de finalização e em breve será disponibilizada para a votação dos curitibanos, por meio da plataforma parceira Colab – ferramenta que fortalece o engajamento social facilitando o relacionamento entre a administração pública e o cidadão.

A construção de um plano de longo prazo no território será uma das linhas de frente da Comunitas em 2017, por meio do Programa Juntos. De acordo com a diretora-presidente da organização, Regina Esteves, “o grande desafio é basear esse trabalho no desejo do cidadão. A participação da gestão pública é importante, mas essa visão de futuro só é alcançada se a sociedade for protagonista. É preciso que sejam colocados todos os anseios da sociedade em relação ao futuro”.

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

 

 

Os comentários estão desativados.