loading

Com apoio do Juntos, Rede Bem Cuidar expande para terceira unidade e amplia novo padrão para saúde em Pelotas

Os quase 350 mil habitantes de Pelotas ganharão, no próximo no sábado (20), mais uma unidade da Rede Bem Cuidar, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guabiroba.

Desenvolvida pela prefeitura pelotense, com apoio do Programa Juntos e parceria técnica da Agência Tellus, a Bem Cuidar visa estabelecer um novo conceito de atendimento para a população da cidade: ampliando a capacidade de acolhimento, elevando a qualidade dos serviços ofertados e focando em ações que contribuam para a prevenção de doenças.

No local, o cidadão tem acesso à centros informatizados com prontuário eletrônico e-SUS, atendimento psicológico e odontológico, farmácias distritais, academia de ginástica, internet livre, horta comunitária e cozinha experimental.

Atualmente, cerca de 80 profissionais trabalham no atendimento de mais de 6 mil pessoas, mensalmente – nas UBS de Bom Jesus e Simões Lopes, garantindo um atendimento mais humanizado para os moradores.

E para promover o engajamento dos servidores e dos próprios usuários nas melhorias implementadas na Rede, a prefeitura criou, em 2016, o Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar. Trata-se de um espaço formado por funcionários das UBS, especialistas e parceiros, para troca de experiências que contribuam para qualificar o atendimento prestado aos usuários da atenção básica.

Prefeitura lança Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar 2017

Prêmios de excelência nacional e internacional

Em 2015, a Rede Bem Cuidar foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde pelo prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde – a primeira colocação ficou com Curitiba, cidade também parceira do Programa Juntos. A premiação busca reconhecer e incentivar projetos e experiências inovadoras no âmbito do SUS e a posição rendeu a Pelotas R$ 250 mil.

O projeto também recebeu premiação do Centro de Design Ativo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2016, sendo uma das 12 experiências reconhecidas mundialmente – a única brasileira. O Centro procura identificar e reconhecer projetos de pesquisa e design convincentes, que cultivam o bem-estar através da promoção da atividade física, saúde mental e vida cívica.

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Os comentários estão desativados.