Comitê gestor do projeto Curitiba 2035 se reúne pela primeira vez

O projeto Curitiba 2035, que vai realizar um planejamento estratégico para o futuro do município, teve nesta quinta-feira (30) a primeira reunião de seu comitê gestor. O grupo, composto por representantes de organizações da sociedade civil, comunidade acadêmica, poder público e setor empresarial, será o responsável por discutir e propor as principais ações para que a cidade tenha um desenvolvimento ordenado e em sinergia com os princípios de sustentabilidade. O Curitiba 2013 é fruto de uma parceria entre a Comunitas, o Instituto Arapyaú, a prefeitura municipal e o Sistema Fiep.

No primeiro encontro de trabalho, realizado na Pontifícias Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foram apresentados o cronograma previsto para o projeto e de que forma será conduzido o planejamento. Nos primeiros 12 meses será realizado o trabalho técnico, com levantamento de dados, realização de painéis com atores estratégicos, definição dos temas prioritários e abertura de consultas públicas. Essa etapa se encerra com a produção de um caderno apresentando as prioridades definidas para o desenvolvimento da cidade e um roadmap com os caminhos para que as metas sejam atingidas. Nos 12 meses seguintes, o trabalho se concentra na implantação de uma governança que será responsável por monitorar a aplicação do planejamento pela gestão municipal.

“Curitiba sempre foi referência em planejamento urbano e é fundamental resgatar essa característica, mas envolvendo toda a sociedade”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que participou da abertura da reunião. “É isso que está sendo feito com o Curitiba 2030, um projeto em que o Sistema Fiep se orgulha em participar e para colocamos à disposição todos os conhecimentos de que dispomos”, completou.

Além do Sistema Fiep e das outras organizações responsáveis pelo projeto, participaram da reunião desta quinta os reitores ou representantes de instituições de ensino superior, como PUCPR, UFPR, UTFPR, Universidade Positivo e ISAE, secretários municipais e integrantes de outras entidades da sociedade civil, como Fecomércio,  Sebrae, IBQP e Dieese.

Para o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, a união de diferentes setores em prol do planejamento do município é fundamental para que se tenha um desenvolvimento que atenda os anseios de toda a sociedade. “Quanto mais nos aproximarmos, mais sucesso teremos nessa área”, disse. Já o secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, afirmou que o planejamento da cidade é uma atitude de responsabilidade social das instituições participantes. Ele destacou que a criação de um comitê gestor, que conforme previsto no projeto será responsável por fiscalizar a aplicação daquilo que for planejado, é fundamental para o sucesso do Curitiba 20135. “Se conseguirmos isso, daremos um passo muito além do que os que já demos no passado. Esse é o grande desafio”, declarou.

Fonte: Sistema FIEP

Comments are disabled.