loading

Comitês Gestores tratam de Infância e gestão educacional

[fbvideo link=”https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gif” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável realizou, nesta quinta-feira (5/11), o VI Encontro de Comitês Gestores, em São Paulo (SP). Na parte da tarde, o encontro foi dividido em duas salas: uma voltada à educação, outra ao tema Sustentabilidade.

Na sala de educação, o assunto gestão escolar abriu o debate. Renata Americano, do Instituto Singularidades, falou sobre o papel e as responsabilidades do coordenador pedagógico.

“A verdade é que o coordenador está sobrecarregado por questões burocráticas, quando deveria ser o mais dedicado a se aperfeiçoar e continuar estudando. A gestão ficará bem melhor se esse profissional desempenhar sua função com maior tranquilidade, exercendo o papel de maestro, afinando a orquestra”.

A coordenadora de Programas Educacionais da prefeitura de Pelotas, Alice Szezepanski, falou sobre seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), apresentado recentemente após bolsa concedida pelo programa Juntos.

“Meu TCC parte da ideia de um programa de formação permanente para todos os servidores. Mas, até por questões orçamentárias, propus uma formação de líderes gestores pedagógicos com excelência. Esses profissionais são fundamentais para uma educação de qualidade”, disse.

Tatiana Capitanio, do Instituto Votorantim, apresentou a Parceria Votorantim pela Educação (PVE). O PVE busca mobilizar as comunidades onde a Votorantim atua para o valor da educação, promovendo ações de mobilização social, apoio às políticas de educação e qualificação da gestão.

“Desenvolvemos indicadores e métricas e esperamos dois efeitos principais, que são a mobilização social pela educação e o apoio à gestão pública. Esperamos contribuir na melhoria de indicadores alarmantes da educação brasileira, que também afetam a produtividade da economia”, disse

Parceria

Paula Weiszflog, do Instituto Singularidades, falou sobre projeto piloto de estágio probatório para profissionais da educação, o qual o instituto vem desenvolvendo em parceria com a secretaria de Jacareí.

“Estamos na fase de desenho do programa. Nosso desejo é sistematizar e disseminar esse projeto, quando concluído, e estimular que, até 2030, toda secretaria tenha uma política de estágio implementada e efetiva”.

O secretário de Educação de Jacareí, João Roberto de Souza, destacou que a aplicação do projeto do estágio probatório será possível após ajuste da legislação municipal.

“Todo esse processo está alicerçado em um plano de carreira aprovado recentemente na Câmara. Mais da metade da rede pública municipal do país ainda não conseguiu fazer isso. Dividimos os professores entre os regentes de classe, os orientadores e os supervisores. E os orientadores serão fundamentais no acompanhamento do estágio probatório”.

Respeito

Ana Cláudia Leite, do Instituto Alana, destacou a importância da atenção aos primeiros anos de vida da criança, fundamentais para uma vida saudável.
“Os primeiros seis anos de vida são estruturantes na base psíquica e física e na habilidade socioeconômica de uma criança. Fundamentais para o aprendizado e a vida escolar. Para conseguir lidar com problema, trabalhar em equipe e outras questões fundamentais, inclusive o mercado de trabalho”.

Juntos

Na sala focada em sustentabilidade, foram debatidas ações de equilíbrio fiscal e de engajamento do cidadão. Na parte da manhã do VI Encontro de Comitês Gestores do Juntos, a discussão também foi sobre educação.

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades brasileiras liderado pela Comunitas.

Os comentários estão desativados.