loading

Comunitas apresenta modelo de governança do Juntos para comitiva de Ituiutaba

IMG-20160804-WA0006

O grupo formado pelo CISAM, promotoria de justiça, entidades de classe e empresariado local, veio até São Paulo para conhecer o programa

Nesta quarta (03), diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira e equipe apresentaram o modelo de governança do Juntos para uma comitiva formada pelo Caiapônia Instituto de Saneamento Ambiental (CISAM), de Ituiutaba (MG), promotoria de justiça, entidades de classe e empresariado local. O grupo visitou a sede da organização, em São Paulo, para um bate-papo e depois seguiu para conhecer os projetos desenvolvidos in loco, em Campinas, sede-piloto do programa.

O CISAM é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos e atua, desde 2003, com projetos relacionados ao meio ambiente e a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A diretora, Cristina Garvil, explicou que, desde a fundação, sentiu a necessidade de uma atuação conjunta com a participação da sociedade civil.  Nesse sentido, criou uma parceria com a Promotoria de Justiça da cidade e tem formado uma coalizão com entidades de classe, comerciantes locais e cidadãos com o intuito de propor projetos de melhoria para a cidade. “Existe um esforço de transformar o Ministério Público em uma entidade fomentadora da democracia e do desenvolvimento sustentável”, ressaltou o promotor de justiça Daniel dos Santos Rodrigues.

Durante o bate-papo, Regina destacou o modelo inovador do Juntos de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. “ Nossa proposta é que os projetos, depois de implementados, possam ser replicados em outras cidades, sem o nosso intermédio. Todo o processo de nossas frentes de trabalho é sistematizado em cartilhas para que qualquer gestor público possa consultar e levar as técnicas para a sua cidade”.

O formato do Juntos permite que os líderes empresariais se envolvam diretamente nos projetos, o que vai além do investimento de recursos. Eles integram um Núcleo de Governança que compartilha suas experiências com os gestores municipais, acompanha a evolução das iniciativas e também colabora para definir as diretrizes das ações. Outra característica é a valorização da participação da sociedade civil na administração pública, com a inclusão dos cidadãos no debate e na tomada de decisões sobre as prioridades para a comunidade envolvida. O programa está presente, atualmente, em 12 cidades brasileiras.

Uma das frentes do CISAM é fazer o Plano de Desenvolvimento Sustentável para Ituiutaba (PDSI), com gestão compartilhada em rede pelo poder público, iniciativa privada e organização da sociedade civil. “Estávamos procurando por modelos inovadores e foi assim que chegamos até a Comunitas. Saímos dessa visita com mais vontade ainda de transformar nossa cidade”, frisou Cristina.

Além da diretora do CISAM e do promotor público, integraram a comitiva: Ana Cristina Marquez, coordenadora de projetos do CISAM; Osvaldo Sebastião de Souza, diretor do conselho consultivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba; Silvio Divino Vilarinho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba; e Roberto Revelino Silva,  vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Regional Pontal do Triângulo).

 

Os comentários estão desativados.