A melhoria do atendimento ao cidadão pelos órgãos públicos foi o tema de uma reunião que o Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE), promoveu com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg. O encontro foi realizado no último dia 18 e teve articulação da Comunitas, organização brasileira que tem como um dos objetivos o aprimoramento da gestão pública.
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Annenberg é um dos idealizadores do programa Poupatempo, do Estado de São Paulo, onde foi superintendente entre 1996 e 2006. O programa é reconhecido pelo padrão de qualidade no atendimento e funcionou como uma das inspirações para a criação do Tudo Fácil, a Central de Serviços do Rio Grande do Sul.
O exemplo de boa prática motivou a troca de experiências, segundo o secretário da SGGE, Claudio Gastal. Ele afirmou que a atual gestão pretende inserir o Tudo Fácil nos conceitos programáticos dos programas RS Cidadania e RS Digital, que serão lançados ainda esse ano. “Queremos que nossa Central de Serviços esteja, cada vez mais, respondendo à ideia de governo 100% digital, facilitando a vida do cidadão, que é uma exigência do governador Eduardo Leite”, disse Gastal. “Porém, não podemos abandonar as demais formas de contato com o público, como as plataformas presenciais. É isso que o governo está buscando, as melhores práticas para todas as formas de atendimento.”
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Um atendimento híbrido, multicanal, tendo o cidadão como centro. Esse pensamento vai nortear as melhorias projetadas para o Tudo Fácil, conforme o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, pasta responsável pela Central de Serviços. “Queremos que os serviços conversem. Temos o Sine [Sistema Nacional de Emprego], o Tudo Fácil e os Centros de Cidadania, entre outros. Todos são do Estado. Estamos analisando a possibilidade de unificar essas plataformas para dar um ganho de qualidade.”
Um governo único, para um cidadão único. Foi o enfoque da criação do Poupatempo, em São Paulo. Um dos principais desafios, segundo Daniel Annenberg, foi implantar a cultura do atendimento como uma parceria para resolver problemas. “Serviços simples, rápidos, objetivos e com linguagem acessível. Para isso, não é preciso somente tecnologia, mas um bom treinamento. Foi aí que precisamos trabalhar muito em São Paulo”, lembrou.
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Após a reunião de trabalho, o grupo fez uma visita técnica ao Tudo Fácil, na avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), do Tudo Fácil e do Escritório de Desenvolvimento de Projetos.
Com informações do portal do Governo do Rio Grande do Sul.
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