loading

Comunitas lança Cartilha de Gestão de Saúde Pública

A Comunitas lança nesta quinta-feira (23), a cartilha de Gestão de Saúde Pública. Fruto de uma frente de trabalho desenvolvida em cidades que integram a rede do Programa Juntos. A publicação aborda os principais dispositivos do setor, principalmente do Sistema Único de Saúde (SUS), ao apontar suas diretrizes, organização e objetivos.

Uma das premissas da Comunitas é sistematizar as boas práticas desenvolvidas nas prefeituras que integram o Juntos para que essas experiências possam ser replicadas em outras cidades e, dessa maneira, ampliar o alcance e garantir a perenidade das ações.

A saúde é uma das principais preocupações da população brasileira e também um dos maiores desafios dos governantes. Diante desse cenário, o Juntos tem dedicado atenção às prefeituras ao apoiar o acompanhamento das ações estratégicas e cotidianas da área, bem como auxiliar na implementação de projetos de atenção, gestão, vigilância e controle social.

“Com o objetivo de aperfeiçoar os processos da gestão e a qualidade do serviço municipal de saúde, o Juntos desenvolveu diversas frentes de trabalho, tais como a premiada Rede Bem Cuidar de Pelotas e a plataforma e-você, que se tornou um grande instrumento de participação da sociedade nas cidades em que foi implementada”, cita a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira.

A Rede bem Cuidar tem proporcionado uma experiência inovadora à população de Pelotas.  Desenvolvida com foco na prevenção, já resultou na reformulação de três unidades básicas de saúde. O desenvolvimento do projeto permeou o conceito de Design Thinking, realizado pela Agência Tellus, parceira técnica. As unidades de saúde contam com serviços como farmácia distrital, cozinha experimental, atividades físicas para os idosos e o Agente Bem Cuidar, que fortalece o papel dos agentes comunitários de saúde e qualica o atendimento à população. Todos os serviços foram cocriados em parceria com o cidadão e servidores da cidade. Em julho deste ano a iniciativa foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde do Brasil em 2015 pelo Prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde, na categoria experiência implementada.

Já a plataforma e-você você integrou um pacote de serviços implementados pela prefeitura de Campinas, cujo o objetivo era engajar cidadãos e servidores públicos no desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras em serviços públicos de saúde, especificamente na Unidade de Pronto Atendimento do Campo Grande (PA Campo Grande). Por meio da metodologia de Design Thinking, foi possível reformular os serviços oferecidos na unidade, que é  uma das regiões mais populosas de Campinas. A plataforma e-você possibilitou que desafios fossem lançados em forma de perguntas e os cidadãos interagiram sugerindo suas propostas. No estágio final, as ideias propostas foram colocadas em votação e a solução mais votada recebeu o compromisso de ser implementada.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL.

Os comentários estão desativados.