loading

Comunitas lança Cartilha de Replicabilidade de equilíbrio fiscal

A Comunitas lançou, na última sexta-feira (30/11), durante o 8º Encontro de Líderes, em São Paulo (SP), a Cartilha de Replicabilidade – Equilíbrio Fiscal. O objetivo da cartilha é fazer com que municípios que não integram a rede do programa Juntos possam incorporar a metodologia e usufruir dos benefícios da frente de Equilíbrio Fiscal.

No documento, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, destaca a importância de uma boa saúde financeira para as administrações municipais.

“O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras. Nosso objetivo é que as cidades possam replicar essas ações sem a participação direta da Comunitas ou de nossos parceiros técnicos. Contribuir para o desenvolvimento do Brasil é o compromisso que nos guia”, afirma.

Após apresentar o modelo de governança do Juntos, a Cartilha de Replicabilidade – Equilíbrio Fiscal aborda a importância do equilíbrio fiscal. Em seguida, explica o perfil das pessoas necessário para tocar o projeto, a metodologia a ser aplicada e a tecnologia indispensável. O material foi produzido pela frente de Sistematização do programa Juntos.

A frente de Equilíbrio Fiscal integra o eixo Gestão do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos. O Juntos conta ainda com quatro outro pilares: Inovação, Engajamento, Fortalecimento de Lideranças e Hub de Parcerias.

O Juntos está presente em 12 cidades do país: Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – em modelo de consórcio com Brotas, Corumbataí, Limeira e São Carlos, no interior paulista.

Baixe a cartilha

Os comentários estão desativados.