loading

Equilíbrio Fiscal foi tema de painel apresentado pela Comunitas no Rio

Realizado no último dia 11, evento teve objetivo de promover interação entre gestores públicos do Rio de Janeiro. Comunitas foi convidada a apresentar painel com cases de sucesso.

Com o cenário político e econômico brasileiro atuando de maneira instável, os administradores municipais necessitam de planejamentos desafiadores para manter os níveis de investimentos públicos, sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados à população. Esse panorama exigirá dos governos uma maior articulação e colaboração entre as diversas esferas da sociedade.

Com esse pensamento, a Casa Fluminense e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) realizaram, na última terça-feira (11), o Seminário de Planejamento e Cooperação Municipal na Metrópole do Rio. O objetivo do evento é conectar gestores e apresentar cases de sucesso na área de planejamento, para auxiliar os participantes na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com conclusão prevista para junho deste ano. Esse plano será o principal instrumento de planejamento da metrópole fluminense.

Patrícia Loyola, diretora de Gestão e Comunicação da Comunitas, apresentou no evento um painel sobre Equilíbrio Fiscal, uma das principais frentes de trabalho do Programa Juntos. Durante sua fala, foram exibidas as ferramentas utilizadas pelo programa na busca pelo ajuste fiscal municipal, além de explicar a importância da atuação e os resultados obtidos com a frente.

Para cada R$ 1 investido pelo Juntos na cidade, houve um ROI de R$ 40,87. Conheça os resultados.

“É muito importante promover esse espaço de contato e compartilhamento entre gestores públicos, setor privado e sociedade civil, pois esse é um dos principais objetivos do Programa Juntos. Outro ponto importante é a necessidade de realizar planejamentos estratégicos nas cidades, pois consideramos uma maneira eficaz de desenvolvê-las de forma mais ordenada, perene e sustentável, impactando o presente e visando o futuro”, destaca.

O Juntos apoia o desenvolvimento dos planejamentos estratégicos de Curitiba (PR) e Santos (SP).

Em paralelo ao seminário, foi realizada uma feira oferecendo aos participantes materiais de apoio para a implantação de soluções e promovendo networking entre gestores públicos, organizações da sociedade civil e do setor privado.

Confira as publicações produzidas pelo Juntos para apoio das gestões municipais.

 

 

 

Casa Fluminense

Funciona como polo de uma rede de pessoas e organizações dedicado a fomentar ações compartilhadas voltadas à promoção de igualdade, ao aprofundamento democrático e ao desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro.

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

#RedeJuntos Cadastre-se e acompanhe conteúdos exclusivos em gestão pública.

Os comentários estão desativados.