loading

Comunitas participará de evento sobre eficiência da gestão pública

Evento tem objetivo de propor uma agenda positiva para cada público envolvido: prefeituras, câmaras, órgãos de controle, entidades empresariais e sociedade civil.

O Observatório Social do Brasil vai promover entre os dias 08 e 11 de maio, no Campus da Indústria/FIEP, em Curitiba, o 1º Congresso do Pacto pelo Brasil – Calamidades X Eficiência da Gestão Pública. O evento contará com apresentação de exemplos de calamidades encontradas nas gestões pública e empresarial, por meio de painéis temáticos, os fatores que favorecem a corrupção nestes segmentos e o impacto na qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão.

Além disso, em contraponto, mostrará também bons exemplos na gestão dos recursos públicos e ainda construir uma agenda positiva com a participação das prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos de controle, entidades empresariais e sociedade civil.

Boas práticas do Juntos realizadas por meio de uma governança compartilhada

Outra proposta do congresso é compartilhar as boas práticas para inspirar o fortalecimento dos sistemas de compliance no setor privado e mostrar que as empresas, inclusive as pequenas e as médias, também devem atuar na prevenção e no monitoramento dos riscos de corrupção dentro da própria organização.

“Só nos dois primeiros meses deste ano, a cada dia, duas prefeituras decretaram estado de calamidade financeira porque falta planejamento, eficiência na gestão, transparência e controle”, afirma Ney Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil.

Tesouro Nacional reconhece equilíbrio fiscal de Paraty, cidade apoiada pelo Juntos

Entre os participantes, a Comunitas apresentará ao público do evento o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, com seu modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais, apresentando alguns cases como a Aprovação Imediata Responsável (ARI), em Campinas, a promoção do engajamento civil por meio de plataformas como o e-você e Colab,  e os resultados obtidos com a busca do equilíbrio fiscal nas cidades da rede.

Outros eventos paralelos também fazem parte da programação como o Congresso Digital sobre Transparência e Inteligência na Gestão Pública, workshops sobre Mediação e Arbitragem e sobre Integridade para Pequenos Negócios, o lançamento de aplicativos e games que auxiliam na fiscalização do gasto público e assinaturas de novas parcerias. Concomitante ao congresso, será também será realizado o 8º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais e vai reunir dirigentes técnicos e voluntários da Rede OSB, oriundos de 19 estados.

Conheça a cartilha metodológica de primoramento de Compras governamentais

O Observatório Social do Brasil vai disponibilizar o link da transmissão ao vivo pela internet.

 

Fonte: Observatório Social do Brasil

 

Observatório Social do Brasil

Os Observatórios Sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros, com mais de 120 observatórios em atividade e o envolvimento de mais de três mil voluntários.

Os comentários estão desativados.