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Comunitas seleciona 5 municípios para programa de transformação em gestão de pessoas no setor público

A Comunitas inicia hoje (14) o processo seletivo para o Programa de Transformação em Gestão de Pessoas no Setor Público. A escolha dos cinco municípios participantes se dará por meio de formulário de inscrição, disponível neste link. As inscrições se encerram no dia 20 de dezembro e a análise das inscrições, que será realizada com base em critérios objetivos e sistema de pontuação determinados pelas equipes da organização e parceiros. A Jornada é realizada pelo Hub Inovajuntos da Comunitas e conta com o apoio da Fundação Lemann. 

 

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A previsão é que a lista de selecionados seja divulgada até o dia 10/01. As atividades da Jornada iniciarão na terceira semana de janeiro, com três atividades no final do mês. 

 

Quem pode participar?

A inscrição está aberta somente para prefeituras e não indivíduos isolados. Serão selecionados 5 (cinco) municípios com equipes pré-definidas. Pessoas do setor privado, terceiro setor e academia não podem se inscrever.

 

Por que participar?

As equipes selecionadas terão a oportunidade de endereçar uma questão relevante na área de gestão de pessoas, visto que o Programa vai apoiar os municípios a alcançarem uma gestão mais eficiente e gerar melhorias na prestação de serviços. Além disso, a Jornada irá permitir que cada município mapeie seus principais problemas relacionados à temática e mergulhe na realidade local para compreender as causas de cada desafio. 

 

O Programa também vai proporcionar diversos momentos de aprendizado, tanto passivo quanto ativo. De um lado, os participantes terão acesso ao conteúdo programático por meio de encontros coletivos e tutorias realizadas por gestores da rede da Comunitas. Por outro, eles vão desenvolver competências para inovar com o processo de criação e o desenvolvimento de soluções que se baseará exclusivamente em métodos de inovação colaborativa. Nesse sentido, cada município irá apontar um desafio a ser trabalhado durante o processo e as equipes irão criar e pilotar soluções ao desafio escolhido. A expectativa é que cada participante encerre o Programa com uma solução criativa pilotada e um plano para escalar a solução. 

 

Ao participar da Jornada, os municípios selecionados terão o apoio de gestores e especialistas renomados, uma vez que a Comunitas mobilizou diversas pessoas, dentre as quais especialistas em processos e metodologias de inovação, administradores públicos da área de gestão de pessoas e especialistas em gestão pública. Dessa forma, as cidades participantes também passam a fazer parte de uma rede de municípios integrados, um espaço qualificado de aprendizado e troca de experiência entre pares.

 

Critérios de seleção

 

Serão observados doze critérios, já determinados pelas equipes da elaboração do Programa, a exemplo de pluralidade de perfis de liderança (gênero, etnia e partidos políticos), diversidade de regiões brasileiras participando, aliando ao interesse da Comunitas de permitir que novos municípios possam, também, integrar a rede. Outro fator a ser observado é que os municípios que tenham interesse em participar do processo seletivo devem ter, pelo menos, 200 mil habitantes. 

 

A organização também busca lideranças com perfil engajado e vai priorizar municípios cujo gestor ou gestora acredita na pauta e tem um compromisso forte com a questão. A Comunitas busca pessoas que se destaquem e que tenham poder de influência, bem como potencial de gerar um efeito multiplicador tanto em seus territórios, como nos seus entornos. Nesse sentido, também serão priorizados municípios com perfil de abertura à inovação. Ou seja, que tenham disposição de conduzir processos de experimentação e geração de novas ideias tanto a nível do executivo, como a nível do secretariado e de médio escalão. 

 

Contrapartidas 

 

A participação no Programa é totalmente gratuita, porém a Comunitas espera que os municípios selecionados atendam algumas demandas para o bom andamento da Jornada. O apoio da liderança é imprescindível, visto que as iniciativas desenvolvidas ao longo do processo deverão ser implementadas ao fim do Programa. A organização também vai solicitar que os participantes assinem um Protocolo de Intenções antes do início da Jornada, para comprovar o compromisso com a pauta.  

 

Cada município deverá disponibilizar uma equipe de entre quatro e seis pessoas para participar das atividades do Programa ao longo de oito meses, com disponibilidade de até 2 horas por semana. Essa equipe deve ser composta de pessoas com perfis diferentes e complementares, a serem definidos desde a inscrição. 

 

Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição disponível aqui.

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