Iara é uma assistente virtual criada pela Comunitas, em parceria com a AppCívico e desenvolvida com a colaboração de servidores públicos de municípios e do governo do estado do Pará. Clique aqui e converse com Iara.
Iara, Inteligência Artificial Para Cidades, pretende auxiliar servidores públicos a solucionarem, de forma efetiva, as pendências de seu município no CAUC. A assistente é uma orientadora que apoia servidores a compreender melhor o procedimento envolto na prestação de contas do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.
Leia também: O que é, para que existe, e por que limpar o nome no CAUC, o “Serasa” das prefeituras
De forma automática e por meio de uma inteligência artificial, a Iara foi criada para responder as perguntas sobre o CAUC. A ferramenta é piloto, o que significa que Iara não está totalmente pronta e existe a necessidade da realização de diversos testes para que ela seja aperfeiçoada até responder questões da forma mais correta possível.
A assistente surge com o trabalho de equilíbrio fiscal Municípios em Rede realizado no estado do Pará pelo programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável, da Comunitas. A iniciativa visava alcançar o equilíbrio fiscal, sobretudo, a partir da solução das pendências de cada município no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o CAUC.
Leia também: Em nova publicação, Comunitas explica detalhes do projeto de gestão fiscal realizado com o Governo do Pará
Uma vez que as pendências estão resolvidas no CAUC, os municípios tornam-se aptos a receberem transferências voluntárias de diversas fontes, além de poderem celebrar novos empréstimos podendo, então, designar mais recursos para diferentes setores de seu município.
A tecnologia utilizada na construção da Iara e a importância do treinamento
Iara é um chatbot fundamentado em inteligência artificial, o que significa que ela tenta reproduzir a capacidade de um ser humano em raciocinar. Através de um denso banco de dados, Iara ganha autonomia para responder sozinha questões sobre o CAUC.
Ela é uma assistente virtual em fase de testes e aprendizado. Por se tratar de uma ferramenta de inteligência artificial, Iara trabalha com outros instrumentos de tecnologia como o machine learning. O machine learning auxilia Iara fazendo com que ela reconheça as perguntas que estão sendo feitas e a ajude a respondê-las em uma linguagem natural.
Leia também: Bate-Bola | Diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas aborda inovação em governos
Iara reconhece as perguntas feitas pelos usuários através de padrões de palavras. A lógica de reconhecimento de padrões que a torna capaz de reconhecer alguma pergunta do usuário é a mesma que nosso cérebro usa para reconhecer objetos simples, como um livro.
É neste aspecto que é importante realizar uma série de testes com Iara: quanto mais vezes for questionada, mais padrões reconhecerá e maior será sua capacidade de aprendizado e resposta.
Por estar em fase de testes, Iara ainda não está integralmente construída e com todas as respostas prontas. Mas contamos com a participação dos usuários, por meio de perguntas, para que ela aprenda ainda mais.
Para conversar com a Iara, é necessário ter uma conta no Facebook ou Facebook Messenger. A partir disso, o usuário pode iniciar a troca de mensagens com a assistente virtual, como faria em qualquer outra conversa.
Leia também: Bate-Bola | O economista José Roberto Afonso aborda o Pacto Federativo
Iara responde, por hora, uma série de perguntas pré-estabelecidas a respeito do CAUC. A partir do momento em que a mesma não compreende a pergunta do usuário, Iara indica um e-mail, dirigido à equipe da Comunitas, que responderá o questionamento feito.
Converse com Iara clicando aqui.
O especialista Alexandre Simões Estrela, sócio da nossa parceira-técnica Mais Resultados, aborda os desafios de manter o controle das contas públicas municipais.
https://www.youtube.com/watch?v=JTr7YZ1ZE8E
Sem comentários