loading

COP-30: reunião entre governo do Pará, governo federal e Comunitas consolida a parceria e define próximos passos para a realização do evento

Governo do Pará e SECOP alinham estratégia para a COP-30, com destaque para o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) para definir os projetos prioritários para a realização do evento

Crédito da Imagem: Governo do Estado do Pará

O governo do Pará recebeu, na capital, Belém, a Comunitas e representantes do governo federal, integrantes da Secretaria Extraordinária da COP (SECOP), para uma reunião estratégica com o objetivo de alinhar as expectativas entre o Estado e a União. O encontro, que ocorreu no final de março, teve o objetivo de fortalecer os laços entre os entes federativos e unir esforços em preparação para a COP-30, um dos eventos mais importantes da agenda global de sustentabilidade ambiental da ONU.

O governo federal criou a SECOP em março, para coordenar os preparativos para a COP-30. Vinculada à Casa Civil, a pasta tem como função articular e monitorar ações governamentais em diferentes esferas, coordenando a interlocução entre o município-sede, o Estado do Pará, o governo federal e a ONU.

Na ocasião, foram destacados os principais avanços do Pará na preparação para sediar o evento, que será realizado pela primeira vez no Brasil em 2025. Dentre eles, destaca-se a criação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), que recebeu o apoio da Comunitas para sua implementação, bem como todos os projetos essenciais para a realização da COP-30 que já vêm sendo monitorados pela estrutura.

Participaram do encontro o governador do Pará, Helder Barbalho, e sua vice, Hana Ghassan; o Secretário Geral da SECOP, Valter Silva; representantes da Comunitas, como o Diretor de Projetos e Relações Governamentais, Thiago Milani, e sua coordenadora, Bibiana Santos, bem como integrantes da Accenture, parceira técnica no desenvolvimento e implementação do EGP no Pará. 

Conhecendo o EGP e apoio do governo federal

Durante a visita, o grupo também vistoriou a construção modular que servirá como sede do EGP, em que se discutiram os detalhes da solução de hospedagem desenvolvida pelo Pará, concluída em menos de 2 meses, e com capacidade para acomodar 20 pessoas que vão trabalhar na monitoração dos projetos da COP-30. 

Além disso, o governador Helder Barbalho, salientou a importância da tomada de decisões rápidas do governo federal, especialmente em questões como investimentos para a dragagem dos portos, ressaltando a urgência de iniciar as obras antes de maio para evitar o período de chuvas. Barbalho também apontou a necessidade de colaboração entre todas as esferas de governo para cumprir os prazos estabelecidos para as entregas das obras da COP-30. 

Masterplan

O masterplan é um projeto que envolve a conceituação e o planejamento arquitetônico de um espaço. A iniciativa abrange diversos aspectos, como o credenciamento e os fluxos de pessoas, a organização de locais de alimentação, a segurança do evento, iluminação, disposição das áreas estratégicas essenciais ao evento, como a área de mídia e a área de recepção aos chefes de estados, bem como outros detalhes relevantes para o funcionamento e a experiência da Conferência. No contexto da COP, o masterplan é essencial para garantir que o espaço seja adequadamente planejado e configurado para atender às necessidades do evento e dos participantes.

No encontro, o grupo discutiu a compatibilização do masterplan com as necessidades identificadas nos documentos da ONU até o momento, bem como com as obras em andamento no Parque da Cidade, que estão sendo conduzidas pela Vale no âmbito do Programa Estrutura Pará.. 

Assim, é essencial garantir a compatibilidade entre as obras no parque e o Masterplan, especialmente em áreas como a green zone e a blue zone da COP-30. 

 

O que você acha da realização da COP no Brasil? Compartilhe suas opiniões conosco logo abaixo!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *