Essa é a quarta de dez postagens sobre alguns pontos fundamentais para o eleitor prestar atenção nessa e nas próximas eleições.
Segundo o Governo Federal, o perfil dos servidores públicos mudou nos últimos 20 anos. Se antes reinava, na cabeça do cidadão brasileiro, o estereótipo de funcionários despreparados, essa imagem tem mudado gradativamente.
De acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), divulgado em 2017, houve aumento de 15% na proporção de servidores com nível superior que atuam nos órgãos públicos federais – representando quase 50% dos mais de 600 mil servidores do Executivo Federal.
Isso nos mostra um cenário animador que busca a profissionalização e aperfeiçoamento da máquina pública, não focado somente na melhoria dos processos, mas, também, das pessoas – ponto fundamental para a ampla eficiência da administração.
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“A certeza que tenho é que nenhum país se desenvolveu sem bons gestores públicos, inclusive alguns que não eram desenvolvidos décadas atrás como Coréia, Irlanda e os países bálticos”, afirmou Francisco Gaetani, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em entrevista para a Comunitas
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Mas ele pondera com alguns desafios enfrentados: “capacidade de discernir e de criar valor público; focar no senso de propósito das iniciativas públicas; articular coalizões capazes de fazer avançar agendas transformadoras, no interesse da sociedade; atualizarem-se continuamente de forma a estarem aptos à interação com um mundo que passa por uma profunda revolução digital”, disse.
Mas o que está sendo feito para apoiar e fortalecer os servidores?
A criação das Escolas de Governo, por meio da emenda nº 19, de 1998, mostrou a intenção da União de apoiar os servidores públicos brasileiros. As Escolas são instituições públicas criadas com a finalidade de promover a formação, o aperfeiçoamento e a profissionalização de agentes públicos, visando ao fortalecimento e à ampliação da capacidade de execução do Estado.
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A iniciativa privada também tem apoiado projetos que buscam o aprimoramento dos servidores, acreditando que a eficiência da administração pública impacta no desenvolvimento do país. Um exemplo é o Programa Juntos, grande aliança de líderes empresariais que atua no aprimoramento da gestão pública municipal. Liderado pela Comunitas, o Juntos acredita nos servidores públicos como atores estratégicos para uma verdadeira transformação na administração pública.
Uma das ações é o programa de concessão de bolsas de estudos para gestores públicos. Até o momento já foram dadas cerca de 50 bolsas em pós-graduação na área de liderança e gestão pública, buscando maior empoderamento, engajamento e fortalecimento dos servidores municipais da rede do Juntos. Os cursos são ministrados na Universidade de Columbia, em Nova Iorque (EUA) – uma das mais renomadas do mundo, e no Centro de Liderança Pública (CLP), em São Paulo, que inclui um módulo internacional na Universidade de Oxford, no Reino Unido (anteriormente, na Universidade de Harvard).
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Outra ação realizada pela Comunitas foi possibilitar a ida de diversos prefeitos brasileiros para imersão de uma semana na Universidade de Columbia, durante o programa “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (em português ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’).
Desenhado em parceria com a Columbia Global Centers | Rio de Janeiro e a School of International and Public Affairs (SIPA), o curso é uma iniciativa inédita que ofereceu aos gestores públicos ferramentas necessárias para solução de problemas e aprimoramento de resultados.
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Uma das maiores iniciativas da Comunitas em prol do desenvolvimento de novas lideranças públicas é por meio da Rede Juntos, plataforma digital que se concretizou como um local de troca e debate em gestão pública, reunindo lideranças engajadas no aprimoramento da administração pública brasileira. O local reúne diversos conteúdos exclusivos, em formas de texto, livros, podcast, artigos e vídeos, além da possibilidade de entender mais detalhadamente sobre os projetos com o próprio gestor – seja prefeito, diretor ou secretário municipal.
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Confira o desafio 1:
Confira o desafio 2:
Confira o desafio 3:
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