O que significa estar junto para você? Para nós da Comunitas, significa estar ao lado, atuar em conjunto, aprender um com o outro, estabelecer relação de amizade e parceria. Este é o espírito do Programa Juntos: um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais, presente em 12 municípios, que pode ser replicado em outras cidades para melhoria da gestão e dos serviços públicos.
Neste dia do amigo, queremos destacar essa conexão que, em quatro de anos de atuação, o Juntos conseguiu fomentar. Dezenas de experiências foram realizadas e muitas delas compartilhadas entre os municípios da rede. Uma grande corrente de amizade está sendo formada e as boas práticas replicadas, unindo os municípios e seus cidadãos, lideranças públicas e empresariais.
Um dos grandes exemplos dessa relação de troca é Itirapina – cidade-sede de um dos oito projetos principais do Juntos. Juntamente com São Carlos, Limeira, Corumbataí e Brotas, formam um modelo inovador de parceria. Essas cinco cidades do interior paulista recebem uma orientação metodológica, que fortalece as políticas públicas regional e auxilia na melhoria dos serviços prestados à população.
“Os projetos fomentados pelo programa, em parceria com nossos parceiros técnicos, podem ser levados para outras cidades que pertencem ou não à rede. O nosso modelo é horizontal e permite que todo o processo de implementação seja adaptado de acordo com a realidade local. Nossa diretriz é conectar lideranças, gestores e boas práticas”, explica Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas.
Para propagar isso são elaboradas periodicamente publicações que detalham todo o processo da boa prática e que são disponibilizadas para que qualquer cidade possa implantar os projetos do Juntos. As chamadas Cartilhas de Replicabilidade já reuniram informações sobre o Equilíbrio Fiscal, Folha de Pagamento, Gerenciamento de Projetos e, em breve, a de Licenciamento Urbano. Todas elas apresentam detalhes dos processos desenvolvidos, bem como os indicadores e principais resultados empreendidos nas cidades que desenvolveram a frente de trabalho. (Acesse os materiais aqui)
Seguindo ainda a diretriz de replicabilidade, gestores públicos de Curitiba se uniram em 2015 para replicar o projeto piloto desenvolvido em Pelotas pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP). A iniciativa trouxe mais eficiência na gestão dos projetos, com uma dinâmica de governança que acompanha periodicamente os assuntos operacionais e as deliberações de todas as pastas, refletindo na melhoria dos resultados.
“Pelotas desenvolveu algo grandioso, pelas possibilidades de acompanhamento geradas, pela funcionalidade do sistema e pelo panorama dado de todos os projetos”, afirma o assessor da Secretaria de Planejamento e Administração de Curitiba, Mauro Tietz, responsável pela operação do projeto piloto do EGP.
Rede Bem Cuidar: um novo conceito que tem revolucionado a saúde pública em Pelotas desperta interesse da prefeitura de Teresina (PI)
Eleita a 2ª melhor experiência em saúde do Brasil em 2015, pelo Prêmio InovaSUS, a Rede Bem Cuidar tem revolucionado o atendimento ao elevar o padrão de qualidade, tornando-o mais humanizado, e ao ampliar o número de consultas e de procedimentos médicos.
Criado há pouco mais de um ano, o projeto é uma cocriação entre a gestão pública e a população, por meio de pesquisas e estudos realizados pela Agência Tellus, parceira técnica da Comunitas. Os resultados que vem sendo colhidos representam os anseios dos próprios usuários do serviço, que opinaram e sugeriram melhorias.
A UBS Bom Jesus e a UBS Simões Lopes são as primeiras a integrar a Rede Bem Cuidar. Uma terceira unidade, a UBS Guabiroba, passa por obras de reformulação e será a próxima a pertencer à rede na cidade de Pelotas. Com o programa, os usuários passaram a contar com serviços informatizados, atendimento psicológico, farmácia distrital atividade física para idosos, horta comunitária e brinquedoteca. Teresina (PI) já despertou interesse em levar para a cidade e essa experiência.
Mais do que propor uma qualificação dos investimentos sociais, o Programa Juntos conecta, aproxima e compartilha. Nesse Dia do Amigo, que tal se conectar a essa corrente? Pode ser apenas o início de uma grande amizade em prol da melhoria da gestão e dos serviços públicos.