Em Assembleia Geral Ordinária, Comunitas tem suas contas aprovadas pelo Conselho
Durante assembleia com o Conselho, a Comunitas apresentou os principais marcos de sua atuação em 2024, consolidando seu papel na qualificação da gestão pública, no apoio à liderança e no fortalecimento do investimento social corporativo

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas
Na manhã de hoje (07), a Comunitas se reuniu para apresentar os principais resultados da organização em 2024. Na ocasião, também foi aprovado o balanço financeiro da organização e divulgado o Relatório Anual de Atividades, que reúne as ações promovidas e apoiadas ao longo do último ano, reforçando o papel da Comunitas como referência na promoção de políticas públicas inovadoras e sustentáveis.
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O encontro contou com a participação da Presidente da Comunitas, Regina Esteves; da Diretora de Gestão e Investimento Social, Patricia Loyola, da Diretora Jurídica, Ana Luísa Cadelca; e do Consultor de Planejamento e Gestão, Daniel Troise. Também participaram os representantes do Conselho da organização, como o presidente, Manoel Cintra, e os membros efetivos Alfredo Rizkallah, Marcello Hallake e Rosa Maria Fischer.
Demonstrações financeiras
Neste ano, a auditoria das contas foi feita pela Grant Thornton, uma das maiores empresas de auditoria, consultoria e tributos do mundo e que, por meio de parecer, examinou os demonstrativos financeiros da organização, bem como seu balanço patrimonial, até a data de 31 de dezembro de 2024.
A Grant Thornton não possui qualquer vínculo com a Comunitas, o que garante a imparcialidade na fiscalização das contas da organização. Esse processo foi conduzido conforme as normas brasileiras e internacionais vigentes.
A Comunitas em 2024
A Comunitas trabalha para promover o desenvolvimento sustentável e aprimorar a gestão pública no Brasil por meio da modelagem de políticas inovadoras em níveis municipal e estadual. Além disso, a organização impulsiona o fortalecimento de lideranças públicas com formações, encontros, publicações, entre outros, e qualifica o investimento social corporativo a partir da produção de conhecimento e do fomento de espaços especializados para trocas de experiências entre profissionais da área.
Políticas públicas
No ano que passou, a Comunitas manteve seu compromisso com o fortalecimento da gestão pública por meio de parcerias estratégicas com governos estaduais e municipais, apoiando a execução de cerca de 50 projetos voltados ao desenvolvimento social. As ações abrangeram áreas como urbanização de comunidades, geração de renda, atenção primária em saúde, proteção climática, segurança pública e qualificação de servidores.
No Estado de São Paulo, a organização colaborou com a regionalização da saúde, apoiando a alocação de mais de R$ 5 bilhões em recursos, ampliando o acesso e a eficiência da atenção básica por meio de uma gestão descentralizada. No Piauí, o apoio à expansão do modelo de gestão por Organizações Sociais de Saúde (OSS) resultou em 3 unidades hospitalares operando sob o novo modelo, com previsão de expansão para outras 20.

Oficina de Regionalização da Saúde. Crédito da Imagem: Acervo Comunitas
Já no Mato Grosso, foi realizada uma transformação digital em cinco secretarias estaduais, com foco na reengenharia organizacional, estruturação de governança e implementação de soluções digitais. No Pará, a Comunitas contribuiu com a modernização do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos e o fortalecimento dos processos de fiscalização ambiental por meio de uma plataforma de integração de dados.
Em Minas Gerais, uma parceria com o Data Favela resultou em uma pesquisa de grande escala com 3.175 entrevistas em 17 territórios. O estudo identificou prioridades da população vulnerável nas áreas de saúde, segurança e infraestrutura, orientando políticas públicas mais responsivas e centradas nas reais demandas da população.
Já no Rio Grande do Sul, também com o apoio do Data Favela, foi implantado um programa de prevenção à violência em 17 municípios, com foco em ações sociais e no fortalecimento do tecido comunitário.

Apresentação do RS Seguro COMunidade, braço do programa RS Seguro e que contou com o apoio da Comunitas para o seu desenvolvimento. Crédito da Imagem: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Atuação por agenda temática
Na área da segurança pública, o programa “Agenda Brasil: Convergências em prol da Segurança Pública Brasileira” promoveu a colaboração entre representantes de 10 territórios, focando na elaboração de propostas conjuntas em temas como vigilância de fronteiras, integração de inteligência e aprimoramento da legislação penal. Outro destaque nessa temática foi a formação internacional realizada em parceria com a Universidade de Columbia, que proporcionou a 23 líderes dos setores público e privado uma imersão de 50 horas em Nova Iorque.

Participantes da edição 2024 do Programa de Formação Internacional com seus diplomas. Crédito da Imagem: Acervo Comunitas
No enfrentamento da emergência climática, a Comunitas demonstrou agilidade e impacto com a criação do fundo #ReconstruaRS, que beneficiou diretamente 14 mil alunos em 16 municípios gaúchos através da entrega de mobiliário e eletrodomésticos para as unidades escolares afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Além disso, a iniciativa contribuiu para a criação da Casa Violeta, centro de acolhimento de longa permanência para mulheres e crianças vítimas do desastre climático

Sala de convivência da Casa Violeta. Crédito da Imagem: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
. Em Porto Alegre, a Comunitas também apoiou a criação do Escritório de Gerenciamento de Projetos, que foi fundamental para a realização de 195 vistorias técnicas, a viabilização de R$ 600 milhões em recursos públicos e a regularização de 2.403 famílias por meio do programa federal Compra Assistida.
Fortalecimento de lideranças
A Plataforma Rede Juntos consolidou-se como um ambiente de aprendizado para gestores públicos. Em 2024, foram publicadas 183 entregas, com mais de 2.100 downloads. Além disso, foram sistematizadas 68 boas práticas com potencial de replicação, fortalecendo o repertório técnico e prático da gestão pública brasileira.
Na frente de inovação, o lançamento da 3ª edição do Mapa da Contratualização organizou 13 casos detalhados e 26 experiências inspiradoras sobre parcerias público-privadas de impacto social, promovendo transparência, aprendizado e novos modelos de colaboração entre governo e sociedade civil.
Investimento social corporativo
Em 2024, o BISC reforçou seu papel como articulador da qualificação do investimento social privado no Brasil, combinando produção de conhecimento, engajamento estratégico e inovação metodológica. Ao longo do ano, o programa lançou importantes publicações como a 17ª edição da Pesquisa e o Guia para Enfrentamento às Emergências Climáticas.
A Rede BISC expandiu sua atuação com a adesão de novos parceiros como RD, C&A e Sicredi, além da confirmação de Unilever e Cosan para 2025. Quatro encontros presenciais dos Grupos de Debate abordaram temas fundamentais para o ISC, como ações emergenciais em desastres climáticos e engajamento da alta liderança empresarial, fortalecendo as conexões entre os membros.
Metodologicamente, o BISC manteve a estratégia de fazer análises quantitativas e qualitativas separadamente, além de realizar dois relatórios customizados para cada empresa parceira. Sua incidência se ampliou com participação na revisão do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE-B3) e em cinco eventos estratégicos de ESG, incluindo parcerias com o Programa Transformando Territórios e o Fórum Empresarial de Adaptação à Mudança do Clima. A aproximação com a academia também reforçou seu papel como referência conceitual para o investimento social corporativo no país.
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