A Comunitas desembarcou, no último dia 19, em Recife (PE) para apresentar caminhos para avanço da administração pública, durante o encontro “Melhorias e oportunidades para a Gestão Pública”, promovido pela Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) e a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).
O público presente era formado por prefeitos, secretários e representantes de 51 prefeituras pernambucanas.
A abertura da apresentação foi realizada pelo diretor do Programa Juntos, Washington Bonfim, que explicou como o programa atua em conjunto com o Poder Público, envolvendo e engajando a sociedade civil em um trabalho colaborativo em busca do aprimoramento da gestão pública. “A proposta do Juntos é mostrar que a iniciativa privada, o setor público e a população podem investir em parcerias inovadoras que fortaleçam a gestão pública, promovam o desenvolvimento local e melhorem os serviços à comunidade”, disse.
Leia também: 5 dicas para melhoria da gestão pública
O exemplo de Teresina
Mas como é realizado o trabalho do programa, efetivamente? Para demonstrar o exemplo de Teresina (PI), a Comunitas convidou Eduardo Speeden, coordenador de Orçamento da prefeitura piauiense – uma das primeiras parceiras do programa, em 2014.
Eduardo abordou o trabalho para ajuste das contas públicas realizado pela prefeitura em parceria com o Juntos, que permite uma melhor saúde financeira dos municípios, possibilitando mais investimentos para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes residentes nas cidades parceiras do programa.
Leia também: Equilíbrio das contas da Prefeitura de Caruaru
“O trabalho para equilíbrio fiscal realizado no âmbito da parceria segue métodos gerenciais, à exemplo do PDCA (Plan, Do, Check e Act em Inglês), que permite às prefeituras realizarem as mudanças necessárias de maneira eficiente. Com a ferramenta é possível trabalhar a resolução de problemas e o entendimento do papel de cada um no esforço coletivo e no aprendizado contínuo”, explanou.
Leia também: Comunitas na Exame | Choque de gestão no Pará é exemplo para cidades brasileiras
Plataforma digital para ampliação do trabalho
O público presente no encontro também teve a oportunidade de conhecer mais sobre a Rede Juntos, plataforma digital gratuita de produção colaborativa de conhecimento em gestão pública, liderada pela Comunitas.
Com seis anos de experiência, presente em 12 cidades e 5 estados, além de dezenas de projetos e resultados reconhecidos, o Programa Juntos se viu em um dilema: como ampliar os impactos de suas ações e fazer com cada vez mais municípios entendam a importância de aprimorar a administração? A partir desta reflexão nasceu a Rede Juntos.
Leia também: Rede Juntos | plataforma gratuita de gestão pública que mais cresce no País
A plataforma é formada por, até o momento, por 57 trilhas de conhecimento, além de textos, artigos, cartilhas, vídeos, entrevistas, e, mais recentemente, podcasts com lançamentos mensais.
A Rede Juntos ainda conta com Iara, uma robô virtual que pretende auxiliar os servidores públicos na busca pelo equilíbrio das contas públicas. Iara é “alimentada” por inteligência artificial, ou seja, ela simula o comportamento e raciocínio humano e tem capacidade de aprendizagem automática com os dados inseridos no sistema. Sendo assim, quanto maior a participação do público, mais aprendizado para a Iara.
“A Rede Juntos e a Iara estão em constante ampliação, e a participação do gestor e servidor público é essencial para a efetivação deste trabalho, pois os conteúdos são feitos especialmente para este público”, explicou a diretora da Comunitas, Patricia Loyola.
Sem comentários