loading

Empresários destacam ação de parcerias público-privadas

Engajamento local foi o principal ponto da reunião que, segundo os organizadores, alcançou o objetivo de mobilizar os participantes

Encontro promovido pela Comunitas e o Instituto Votorantim nesta sexta-feira, 31 de outubro, para apresentar às lideranças empresarias de Juiz de Fora o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável alcançou o objetivo de sensibilizar o setor privado local quanto à importância do investimento social corporativo. O programa, uma iniciativa da Comunitas, visa fortalecer as gestões municipais e as lideranças públicas com o objetivo de melhorar a eficiência dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Representando um dos principais parceiros do projeto no município, o diretor-geral do Instituto Votorantim, Clóves Carvalho, destacou o benefício direto dessa parceria. Uma das metas do programa é melhorar a eficiência na arrecadação, sem o aumento de impostos. “Cada participante tem o seu papel e a busca por soluções deve envolver toda a sociedade.”

A proposta do encontro foi levar ao conhecimento dos empreendedores locais as ações e os resultados da iniciativa e mostrar a importância do fortalecimento dessa parceria público-privada para a cidade. Iniciada entre a Comunitas e a Prefeitura em maio deste ano, essa colaboração pretende ainda ampliar a qualidade da gestão dos recursos públicos no município. Juiz de Fora é a primeira cidade em Minas Gerais a participar do projeto.

As ações desenvolvidas pelo Juntos foram apresentadas por Carvalho e por secretários municipais. O evento contou com um total de 32 participantes e, ao final, alguns empresários se declararam dispostos a colaborar com o programa.

Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário. Fundada no ano 2000, tem como objetivo estimular o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país. Com esse objetivo, promove ações para o fortalecimento da gestão pública e aprimoramento dos serviços oferecidos à população. Atua em áreas como a melhoria do equilíbrio fiscal e da prestação de serviços; a eficiência na comunicação e na administração de projetos; a inovação em setores como saúde e educação; o intercâmbio de ideais e práticas exitosas sobre investimento social corporativo e a discussão de projetos e tendências na esfera social.

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável

É um programa de aprimoramento da gestão pública, desenvolvido em oito municípios brasileiros: Campinas (SP), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Itirapina (SP), Juiz de Fora (MG), Teresina (PI) e Curitiba (PR). Foram escolhidas cidades governadas por diversos partidos (PT, PSB, PSDB, PDT E PMDB), com prefeitos em primeiro mandato, e de diferentes regiões do país. Com suas ações, o Juntos pretende estimular o envolvimento de lideranças políticas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população e também promover o intercâmbio de boas práticas entre os setores público e privado. Os projetos são desenvolvidos em várias áreas, entre elas, gestão fiscal, saúde e educação. Para esse trabalho, feito em parceria com empresas privadas, a Comunitas ainda tem o apoio da consultoria Falconi, do Instituto Tellus de inovações em design de inovações em governo, do CLP (Centro de Liderança Pública) e da FSB Comunicações.

Os comentários estão desativados.