loading

Comunitas discute em São Paulo caminhos para o país

A Comunitas realizou nesta sexta-feira (27/11), em São Paulo (SP), o 8° Encontro de Líderes, que reúne anualmente lideranças públicas e empresariais. O fórum tem como objetivo refletir e atuar pela construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento do país.

O encerramento do evento foi feito pelo líder empresarial Wilson Ferreira Júnior. Em sua fala, ele destacou a importância de uma sociedade civil atuante. Em 2012, durante o 5º Encontro de Líderes, surgiu o embrião do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos.

“Fazemos parte de um novo tempo e de uma nova sociedade em que não é mais possível permanecermos apáticos diante dos problemas ao nosso redor. E é com esse espírito que optamos por atuar na esfera municipal da gestão pública”, disse.

 

Cidades melhores

O Juntos está presente em 12 cidades brasileiras: Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – em modelo de consórcio com Brotas, Corumbataí, Limeira e São Carlos, no interior paulista.

O programa, liderado pela Comunitas, organização social que realiza anualmente o Encontro de Líderes, é dividido em cinco eixos: Gestão, Engajamento, Inovação, Fortalecimento de Lideranças e Hub de Parcerias.

“Por ser a mais próxima da população e com maior capacidade de influência, é nas cidades que a vida do cidadão acontece. É preciso que nós, líderes empresariais, em conjunto com a sociedade civil, e o governo, possamos fazermos juntos, cidades melhores para e com o cidadão”, afirmou Ferreira Júnior.

 

Investimento social

Durante o encontro, os líderes empresariais foram convidados a participar de pesquisa realizada via Colab, um dos parceiros técnicos do programa Juntos.

Pelos seus celulares, eles responderam perguntas sobre o investimento social corporativo de suas organizações. Ao final do evento, o presidente da CPFL apresentou o resultado da pesquisa.

“Um dado muito importante, 93% dos líderes afirmam conhecer o valor efetivo investido por suas empresas. Para influenciar, é preciso conhecer. Entender para quem, quando e onde os investimentos sociais estão sendo direcionados”, lembrou.

Na pesquisa, 57% dos líderes empresariais afirmaram que existem mecanismos para mensurar os resultados dos investimentos sociais corporativos. Em 79% dos casos, eles já estão alinhados aos objetivos dos negócios e 71% deles são relacionados a causas sociais específicas selecionadas em função de problemas sociais do país.

 

Rodas de conversa

Ao longo da manhã, foram realizadas três rodas de conversa entre os líderes empresariais e convidados. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e a ex-senadora Marina Silva debateram “Os desafios do Brasil para as próximas décadas”.

Na sequência, foram debatidas “Oportunidades para o Brasil crescer de forma sustentável”. Participaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, o presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto, o economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, e o copresidente do Conselho de Administração e sócio-fundador da Natura, Guilherme Leal.

Por último, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o senador José Serra e os prefeitos de Campinas, Jonas Donizette, de Pelotas, Eduardo Leite, de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e de Teresina, Firmino Filho, falaram sobre a “Modernização da gestão pública nas cidades brasileiras”.

A fala inspiracional do 8º Encontro de Líderes ficou a cargo do professor e diretor executivo do Instituto Earth, Steven Cohen, da Universidade de Columbia. Cohen abordou o papel dos líderes na viabilização do desenvolvimento sustentável.

A fala de abertura do encontro foi feita pelo líder empresarial Carlos Jereissati Filho, presidente da Iguatemi, empresa de shoppings centers.

Leia também

Encontro de Líderes é realizado pela Comunitas em SP

Fernando Henrique e Marina Silva abordam desafios para o país

Encontro de Líderes debate modernização da gestão pública

Oportunidades para o Brasil crescer é tema de encontro

Os comentários estão desativados.