loading

Encontro de Líderes é realizado pela Comunitas em SP

A Comunitas realiza, nesta sexta-feira (27/11), o 8° Encontro de Líderes, que reúne anualmente os principais líderes do país. O fórum tem como objetivo refletir e atuar pela construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento do país.

A abertura do encontro foi realizada pelo líder empresarial Carlos Jereissati Filho, que destacou a importância da reflexão dos presentes sobre a contribuição que podem dar à sociedade.

“Além do nosso papel executivo, também temos um papel coletivo que temos que exercer. A sociedade é cada vez mais horizontal. Temos que aprender a trabalhar de forma coletiva, nos unindo a outros grupos. Somos mais um desses grupos interessados em fazer o país dar certo”, disse.

O Encontro de Líderes é organizado pela Comunitas, organização da sociedade civil que estimula a participação do setor privado no desenvolvimento nacional.

Na 5ª edição do encontro, em 2012, surgiu o embrião do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos.

Desenvolvimento Sustentável

Após a abertura, Steven Cohen, professor e diretor executivo do Instituto Earth, da Universidade de Columbia, abordou o papel dos líderes na viabilização do desenvolvimento sustentável.

“A gestão da sustentabilidade, depois de décadas na periferia nas agendas, surgiu no centro do nosso diálogo econômico. Líderes globais precisam entender a gestão da sustentabilidade, práticas organizacionais que resultam em ações sustentáveis. As organizações têm que pensar como usam a água, energia, os produtos residuais.

Cohen citou cinco questões fundamentais aos governos contemporâneos para que se promova o desenvolvimento sustentável.

O financiamento científico para desenvolvimento tecnológico; a devida aplicação de normas ambientais; estimular o capital privado a ser sustentável; adaptar a infraestrutura de forma inteligente; e tornar possível a mensuração da sustentabilidade na sociedade.

“Ao setor privado, cabe desenvolver bens e serviços para descobrir formas de ganhar dinheiro com sustentabilidade. Rejeito a ideia de sustentabilidade de que temos que ficar em um porão, sem fazer nada. Temos que focar no que pode ser feito, criar sistemas tecnológicos sociais que melhorem a qualidade de vida”, disse Cohen.

Rodas de conversa

Na sequência do Encontro de Líderes, serão realizadas rodas de conversa sobre três temas: “Os desafios do Brasil para as próximas décadas”, “Oportunidades para o Brasil crescer de forma sustentável” e, por último, a “Modernização da gestão pública nas cidades brasileiras”.

Os comentários estão desativados.