loading

Experiência da Colômbia será modelo de combate à violência em Teresina

Projeto é baseado em políticas públicas estratégicas, além de um compromisso de longo prazo com a redução da criminalidade, para a prevenção da violência urbana.

Com objetivo de construir uma política de prevenção à violência em Teresina, no Piauí, a prefeitura está desenvolvendo o projeto Vila Bairro Segurança. A proposta é baseada em experiência implantada na cidade de Santiago de Cali, na Colômbia, que comprovou que políticas públicas integradas com infraestruturas sociais executadas de maneira eficaz, resultam na redução da violência e melhora na qualidade de vida dos moradores.

Para tratar do assunto e efetivar a cooperação mútua entre as cidades, técnicos da Prefeitura de Teresina reuniram-se ontem, dia 30, com especialistas do Banco Mundial.  Na Colômbia, o combate à violência é baseado na atenção integral, ouvindo os moradores para as tomadas de decisão, e na estruturação de territórios para serem trabalhados.

“O Banco Mundial tem um projeto grande na prevenção da violência e estamos conhecendo a expertise do Banco nessa área para desenvolvermos ações aqui em Teresina. Já trabalhávamos na perspectiva de território de inclusão e oportunidades, no Plano de Governo do prefeito Firmino Filho essa perspectiva foi definida como Vila Bairro Segurança. Já temos a criação da Secretaria de Políticas Integradas para trabalhar a questão da segurança a partir da Guarda Municipal. Portanto, o nosso desejo é construir uma parceria com a cidade de Cali para a efetivação da política integrada de prevenção à violência em Teresina”, afirmou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim.

 

Juntos no combate à violência em Teresina

Para estimular a construção de uma cultura de paz, com foco na juventude, a Prefeitura de Teresina lançou um desafio para a população. Em parceria com o Programa Juntos, foi desenvolvida a plataforma Teresina e-Você, que convidou os cidadãos para contribuir com propostas de resolução para problemas cotidianos da cidade.

Foram enviadas 173 propostas, das quais 10 foram escolhidas por meio de votação popular para premiação e implementação. Entre os projetos vencedores está “ParkourKids”, com objetivo de conscientização social por meio de aulas de Parkour para crianças e adolescentes. A ação teve grande sucesso e tornou-se parceira da Secretaria Municipal de Juventude. Saiba mais detalhes sobre o projeto clicando aqui.

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil. Presente em diversas cidades brasileiras, como Curitiba, Campinas, Paraty, Santos e São Paulo, o programa foi criado em 2012 a partir de uma reflexão feita por acionistas e presidentes de empresas nacionais, reunidos no 5º Encontro de Líderes. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

 

Foto: Wilson Filho

Os comentários estão desativados.