loading

Fórum internacional é caminho para troca de experiências

Organizações de vários países do mundo passam a atuar em rede para tratar de temas relacionados ao investimento social corporativo. O objetivo da iniciativa – intitulada Exchange – é aprofundar a troca de experiências e boas práticas entre pares.

O Brasil é representado nesse seleto grupo pela Comunitas, responsável pelo Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), pesquisa que busca dimensionar os recursos financeiros aplicados, em bens e serviços, por empresas privadas em projetos e atividades de interesse social.

A criação da Exchange foi liderada pelo Comitê para o Encorajamento da Filantropia Corporativa(The Committee Encouraging Corporate Philanthropy – CECP, na sigla em inglês), organização norte-americana criada em 1999, com a missão de estimular o engajamento social das corporações e mostrar quão importante pode ser o papel do setor privado na construção de um mundo melhor.  O BISC é parceiro estratégico do CECP desde sua criação, em 2008.

Esse novo grupo reúne organizações sem fins lucrativos e não governamentais que, de alguma forma, trabalham para promover as ações de responsabilidade social de grandes empresas privadas, o envolvimento dessas com a sociedade, investimentos, estratégias, filantropia e além.

A ideia é que seus membros se conectem de forma mais profunda e compartilhem suas experiências, troquem ideias, tendências e pesquisas do que está acontecendo em seus países, além de incentivar o intercâmbio entre eles.

Além da Comunitas, participam da criação desse fórum organizações da África do Sul, Alemanha, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França e Índia.  A entrada de outros países está em fase de avaliação.

BISC

O BISC é desenvolvido com o objetivo de retratar a evolução anual dos investimentos sociais corporativos e trazer novos subsídios para reflexão, o debate e o aprimoramento da atuação do setor privado no campo social.

Com ela, grandes líderes empresariais e suas equipes das áreas sociais são desafiados a desempenhar um papel transformador na sociedade, tendo a possibilidade de monitorar e avaliar os resultados de seus investimentos, sistematizando e disseminando conhecimentos e boas práticas e qualificando sua atuação.

Os comentários estão desativados.