loading

Galpão Aplauso forma mais 24 jovens, em Paraty

Com um reencontro especial de professores e alunos, o Galpão Aplauso promoveu na última sexta-feira, 10 de fevereiro, a formatura de mais um grupo de auxiliares de serviços náuticos, em Paraty.

O curso foi implantado pelo Galpão Aplauso, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas. A última etapa do projeto garantiu certificados para 24 jovens, com idade entre 17 e 29 anos.

A formatura do grupo aconteceu na Casa de Cultura de Paraty e contou com a presença do prefeito Carlos José Gama Miranda, o Casé, e com representantes da Comunitas, Secretaria Municipal de Cultura, Galpão Aplauso e Marina 188.

Durante a formatura, a diretora do Galpão Aplauso, Claudia Esquerdo, ressaltou o compromisso dos 24 alunos com as aulas e as atividades do curso e a parceria com as marinas de Paraty, que cederam suas instalações para as aulas práticas.

Claudia destacou o apoio da Comunitas, BID e Prefeitura, que se engajaram em um projeto pioneiro em Paraty, garantindo formação técnica para jovens com carência de oportunidades profissionais.

O prefeito Casé também agradeceu a parceria da organização, que, por meio do Programa Juntos, viabilizou o curso. Disse que as marinas representam um mercado de trabalho em expansão na cidade e pediu aos jovens que se dediquem à nova profissão.  “O desafio de vocês agora é conquistar a confiança dos empresários do setor e garantir o seu espaço”, ressaltou o prefeito.

Juntos na capacitação jovem

Com os dados do Mapa da Violência de 2013 e 2015 mostrando que Paraty tem uma das mais altas taxas de homicídio de jovens do Estado do Rio de Janeiro, somado ao fato de que não havia mão de obra qualificada na cidade, foi criada a frente de Capacitação de Jovens na cidade, com objetivo de capacitá-los profissionalmente, gerando ocupação e renda.

O curso é desenvolvido pelo Galpão Aplauso, parceiro técnico do Programa Juntos, e é constituído por oficinas técnicas e humanísticas. Iniciou suas atividades em Paraty em 2015, com o módulo de auxiliar de infraestrutura. O segundo curso do projeto começou em 2016, com a primeira turma de auxiliar de serviços náuticos.

 

 

Programa Juntos

O Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil. Presente em diversas cidades brasileiras, como Curitiba, Campinas, Paraty, Santos e São Paulo, o programa foi criado em 2012 a partir de uma reflexão feita por acionistas e presidentes de empresas nacionais, reunidos no 5º Encontro de Líderes. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Os comentários estão desativados.