loading

Gestores parceiros do Juntos debatem políticas públicas

Gestores públicos de cidades parcerias do programa Juntos participaram, nos dias 06, 07 e 08 de outubro, do I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Belo Horizonte (MG).

A Comunitas, que lidera o programa Juntos, participou do evento realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que contou com a presença de cerca de 1,5 mil pessoas, entre integrantes de tribunais de contas, governos e universidade.

O procurador-geral de Itirapina (SP), Thiago Simão, falou sobre a importância da oportunidade de participar do congresso.

“Foi uma discussão extremamente enriquecedora sobre o controle externo das políticas públicas. Os debates deixaram clara a necessidade de evoluir a eficácia dessas políticas, o que exige extremo comprometimento dos gestores e dos próprios tribunais de contas”.

Racionalização do gasto público

Simão destacou, ainda, que os tribunais de contas não querem fazer preponderar um caráter punitivo, mas auxiliar as administrações públicas na correta aplicação dos recursos.

“Em municípios menores foi debatida a importância da racionalização do gasto público. Existem politicas prioritárias e temos que trabalhar para essa pauta, planejamento o gasto e a execução das ações”, afirmou Simão.

Também compareceram ao congresso a subsecretária de Controle Interno da prefeitura de Juiz de Fora, Marlene de Paula Bassoli, e a integrante da Comissão de Licitação da mesma prefeitura, Thaís Oliveira.

“Um encontro como esse é muito importante porque é uma troca de experiências que conseguimos levar, inclusive, aos nossos colegas para aprimorar as atividades. Para o gestor, é muito importante sempre abordar o planejamento e a governança”, afirmou Thaís.

Congresso internacional

O I Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas foi realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O evento foi realizado peloInstituto Rui Barbosa (IRB), que busca aprimorar as atividades exercidas nos tribunais de contas do país.

Palestraram no evento o professor de Economia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Daron Acemoglu, o professor de Filosofia da Universidade do País Basco, Daniel Innerarity, e o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, entre outros.

Estivam presentes o presidente do IRB e do TCE-MG, Sebastião Helvécio, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Os comentários estão desativados.