loading

Gestores de Juiz de Fora ampliam seus conhecimentos

Fazer a diferença e ajudar a transformar o Brasil em um país melhor. Assim a secretária de Planejamento e Gestão de Juiz de Fora, Elizabeth Jucá, define uma das frentes de atuação do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável: o Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), programa de pós-graduação com módulo internacional.

A proposta da frente é promover a formação, capacitação e conhecimento técnico, e apresentar práticas inovadoras que conduzam ao aprimoramento da gestão pública e ao desenvolvimento dos municípios brasileiros. O programa de pós-graduação foi criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – parceiro técnico da Comunitas – em parceria com uma das escolas de governo mais renomadas do mundo, a Harvard Kennedy School.

“Aprendemos novos conceitos, novos métodos e olhares sobre ações muitas vezes cotidianas. É uma mudança de paradigma que nos permite gerir com mais técnica e liderança e realmente fazer a diferença nos municípios onde atuamos, para que tenhamos um país muito melhor, com desenvolvimento e todas as políticas sociais atendidas”, afirma a secretária, aluna da primeira turma do Master em Liderança e Gestão Pública (MLG).

Além de Elizabeth, outros dois secretários municipais de Juiz de Fora – Michael Guedes (Comunicação) e Fúlvio Albertoni (Fazenda) – contam com a bolsa concedida pela Comunitas para cursarem o MLG. Outros gestores da rede também foram contemplados, como Fábio Henrique Ferreira Nery e Washington Luís de Sousa Bonfim, de Teresina (PI); Silvio Roberto Bernardinm Campinas, (SP) e Alice Maria Souza Szezepanski de Pelotas (RS).

Mudança de paradigma

No mês de fevereiro, os alunos participaram do módulo “Leadership and Management for Brazil’s Public Sector Leaders”, realizado na Harvard Kennedy School, uma das principais escolas de governo do mundo. Para o secretário Michael Guedes, a experiência em Harvard foi transformadora.

“Muitas vezes ficamos focados no problema, quando deveríamos participar mais, entender o diagnóstico e o processo, porque é desse diagnóstico que pode surgir a solução para o problema. É uma mudança de paradigma”, afirmou o secretário.

Além de aulas mensais, o programa oferece palestras com lideranças nacionais e internacionais, como o ex-ministro Pedro Parente, o professor da Universidade de Harvard Steve Kelman  e o líder espiritual Sri Prem Baba.

Programa Juntos

O Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) é uma das frentes de atuação Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão pública liderado pela Comunitas e presente em 12 municípios brasileiros. O programa Juntos estimula o envolvimento de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Foto: CLP

Os comentários estão desativados.