Inovação em Gestão Pública foi tema de seminário realizado nesta quinta (10), na sede da Comunitas, em São Paulo, pela Columbia Global Center. O encontro reuniu bolsistas do Programa Juntos, trouxe exemplos de iniciativas inovadoras, discussões sobre perspectivas e desafios para a administração pública, bem como a troca de experiências profissionais entre gestores públicos e alunos do ramo.
Os bolsistas são provenientes do curso de pós-graduação lato sensu Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e do Mestrado em Gestão Pública da Universidade de Columbia (EUA). Ambas as instituições são parceiras da Comunitas e integram um dos pilares do Juntos, que é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades de liderança, além de estimular e disseminar as novas ferramentas e procedimentos de gestão com foco na solução de questões estratégicas para a cidade, bem como o desenvolvimento de suas equipes. A iniciativa propiciou, até agora, a formação de 18 gestores. “O curso chegou num excelente momento, porque eu estava migrando do universo corporativo para o público. O MLG contribuiu para que eu assimilasse muitos temas referentes à gestão pública e pudesse ter mais instrumentos e confiança para me adequar a essa nova realidade”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Fábio Nery.
O seminário teve quatro painéis ao longo do dia: Gestão pública eficaz no século XXI; Cidades e regiões metropolitanas: o que funciona?; Reformas de baixo para cima: governança compartilhada na prática e Inovação em Políticas Sociais. “Eventos como esse fortalecem a rede de relações que foi criada enquanto estudávamos”, comentou o secretário de Planejamento e Coordenação de Teresina, Washington Bonfim, um dos bolsistas do MLG.
Um dos estudos apresentados no encontro foi sobre a qualidade do planejamento orçamentário nos municípios paulistas, realizada pelo assessor de apoio à coordenação da Secretaria de Planejamento de Teresina, Eduardo Speeden, para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Columbia. A pesquisa conduzida por ele mede a capacidade de resultados da gestão municipal e, entre os itens avaliados, está o planejamento orçamentário. Também faz uma abordagem sobre quais fatores afetam a qualidade do planejamento municipal. “Acredito nesse tema como uma ferramenta de gestão para melhoria do gasto público”, explicou.