loading

Inovação em Gestão Pública reúne bolsistas da Comunitas

Inovação em Gestão Pública foi tema de seminário realizado nesta quinta (10), na sede da Comunitas, em São Paulo, pela Columbia Global Center.  O encontro reuniu bolsistas do Programa Juntos, trouxe exemplos de iniciativas inovadoras, discussões sobre perspectivas e desafios para a administração pública, bem como a troca de experiências profissionais entre gestores públicos e alunos do ramo.

Os bolsistas são provenientes do curso de pós-graduação lato sensu Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e do Mestrado em Gestão Pública da Universidade de Columbia (EUA). Ambas as instituições são parceiras da Comunitas e integram um dos pilares do Juntos, que é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades de liderança, além de estimular e disseminar as novas ferramentas e procedimentos de gestão com foco na solução de questões estratégicas para a cidade, bem como o desenvolvimento de suas equipes. A iniciativa propiciou, até agora, a formação de 18 gestores. “O curso chegou num excelente momento, porque eu estava migrando do universo corporativo para o público. O MLG contribuiu para que eu assimilasse muitos temas referentes à gestão pública e pudesse ter mais instrumentos e confiança para me adequar a essa nova realidade”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Fábio Nery.

O seminário teve quatro painéis ao longo do dia: Gestão pública eficaz no século XXI; Cidades e regiões metropolitanas: o que funciona?; Reformas de baixo para cima: governança compartilhada na prática e Inovação em Políticas Sociais. “Eventos como esse fortalecem a rede de relações que foi criada enquanto estudávamos”, comentou o  secretário de Planejamento e Coordenação de Teresina, Washington Bonfim, um dos bolsistas do MLG.

Um dos estudos apresentados no encontro foi sobre a qualidade do planejamento orçamentário nos municípios paulistas, realizada pelo assessor de apoio à coordenação da Secretaria de Planejamento de Teresina, Eduardo Speeden, para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em Columbia. A pesquisa conduzida por ele mede a capacidade de resultados da gestão municipal e, entre os itens avaliados, está o planejamento orçamentário. Também faz uma abordagem sobre quais fatores afetam a qualidade do planejamento municipal. “Acredito nesse tema como uma ferramenta de gestão para melhoria do gasto público”, explicou.

 

Os comentários estão desativados.