loading

Inscrições para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO estão abertas

Até 16/06/2017, à meia noite (hora da Europa Central), cidades ao redor do mundo podem enviar suas inscrições para participar da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN, na sigla em inglês).

Criada em 2004, a UCCN promove a cooperação internacional entre as cidades que reconheceram a criatividade como uma direção estratégica e um impulsionador para a regeneração e o desenvolvimento urbano sustentável.

Hoje, a rede reúne 116 cidades de 54 países que trabalham em busca de objetivos comuns: colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais e cooperar ativamente por meio de parcerias entre cidades em nível internacional. Saiba mais em: http://en.unesco.org/creative-cities/content/about-us (em inglês).

O UCCN é um dos principais programas da UNESCO para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, e da Nova Agenda Urbana, no nível local.

Se a sua cidade se interessa em participar dessa Rede em crescimento, acesse os documentos abaixo e saiba o que é necessário para se tornar uma Cidade Criativa da UNESCO e o que isso significa.

A fim de fortalecer o equilíbrio geográfico da rede, um quadro de cooperação específico é proposto no âmbito do convite do UCCN 2017 para cidades candidatas da região da África, ainda sub-representada dentro da Rede. Para saber mais, consulte os anexos 1 e 2 do Processo de Designação de 2017.

Cronograma:

Todas as inscrições devem ser enviadas por e-mail para ccnapplications(at)unesco.org, utilizando o formulário de inscrição oficial de 2017 disponível abaixo e que deve ser recebido pelo secretariado da UNESCO até meia-noite (hora da Europa Central) do dia 16/06/2017. Inscrições recebidas depois desse prazo, incompletas e/ou recebidas em formato diferente não serão avaliadas.

Seguindo o processo de avaliação realizado por consultores internos e externos, com peritos independentes e as cidades membros da Rede, a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, nomeia as Cidades Criativas da UNESCO.

O anúncio das Cidades Criativas nomeadas em 2017 será publicado no site da UNESCO no dia 31/10/2017.

Documentos importantes (em inglês):

Declaração de Missão da UCCN
Processo de Designação
Manual dos Candidatos
Formulário de Inscrição 2017
Cessão de Direitos e Registros para Formulário de Fotos

Contato:

creativecities(at)unesco.org

 

Fonte: UNESCO.org

Os comentários estão desativados.