loading

Juntos: alfabetização no 1º ano em Itirapina chega a 92%

Um índice de 92% de alfabetização dos alunos do 1°ano na rede municipal de ensino básico de Itirapina (SP). Esse é um dos números obtidos com o apoio do Juntos, programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos municipais.

Um dos projetos desenvolvidos na cidade do interior paulista auxiliou a Secretaria de Educação a planejar e implementar ações para elevar o resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) do município.

Em 2013, a nota registrada foi de 5,6 nos anos iniciais do ensino fundamental. A meta estipulada para 2015 foi de a 7,7. Já para os anos finais do fundamental a meta estipulada foi de 4,9, ante a nota de 4 registrada em 2013. O Ideb de 2015 ainda não foi divulgado.

Alfabetização e proficiência

Uma das ações implementadas foi a realização de simulados a cada dois meses. Por meio desses simulados, foi identificado o índice de 92% de alfabetização. Além disso, também foi registrada proficiência em português e matemática de 72% dos alunos dos 5°anos.

Os esforços em prol da educação em Itirapina são uma parceria com o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, em consonância com a atuação da Associação Parceiros da Educação e do Grupo Movimenta, em conjunto com o Instituto Península.

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades do país e liderado pela Comunitas.

Itirapina contempla um modelo único no programa, realizado por meio de um consórcio com mais quatro cidades do interior paulista: Brotas, Limeira, Corumbataí e São Carlos.

Os comentários estão desativados.