loading

Juntos debate planejamento estratégico para as cidades

O programa Juntos realizou, nesta quinta-feira (14/01), em Campinas (SP), encontro sobre planejamento estratégico para as cidades. O professor e diretor do Picker Center, o Centro de Educação Executiva da Universidade de Columbia, Wiliam Eimicke, apresentou o conceito de planejamento estratégico e as ferramentas e ações necessárias para sua implementação.

Estavam presentes os prefeitos de Campinas, Jonas Donizette, de Limeira, Paulo Hadich, e de Corumbataí, Vicente Rigitano, o líder empresarial e membro da governança do Juntos, Carlos Jereissatti Filho, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson Campagnolo, o diretor do Global Center da Universidade de Columbia no Rio de Janeiro, Thomas Trebat, além de gestores públicos de cidades que integram a rede do Juntos e parceiros do programa.

Donizette agradeceu o trabalho do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável e lembrou os desafios para implantar o planejamento no setor público.

“As demandas do dia a dia muitas vezes nos tiram o olhar do futuro, mas não podemos deixar de olhar adiante. O Juntos é uma maneira de trazer para o setor público ferramentas de gestão para torná-lo mais eficiente para a população”.

Em sua apresentação, o professor Eimicke falou sobre a importância desse debate para apontar ao futuro das cidades.

“O planejamento mostra como as ações adotadas hoje podem fazer chegar nos objetivos de amanhã. Como o prefeito disse, estamos pensando mais em apagar incêndios. Mas o planejamento é uma forma de dizer: sabemos o que estamos fazendo, sabemos para onde essa cidade está indo”.

Engajamento

Eimicke também destacou a necessidade do estabelecimento de prioridades na definição das políticas públicas e do engajamento de diversos setores da sociedade.

“Um planejamento estratégico de qualidade não é algo que o prefeito e alguns assessores fazem e depois divulgam na imprensa. É algo que começa com as pessoas, envolve e engaja. É validado pelas autoridades, mas não construído apenas por elas”, afirmou.

A diretora de Gestão da Comunitas, Patricia Loyola, afirmou que um planejamento adequado é fundamental para manter as conquistas proporcionadas pelo programa.

“Vemos o planejamento estratégico como uma base necessária para garantir perenidade e sustentabilidade das ações do Juntos. Queremos deixar como legado a criação do Conselho da Cidade, onde vários atores olhem para a construção da cidade que queremos”, disse, referindo-se ao objetivo do Juntos de articular a criação de conselhos em todos os municípios que integram a rede.

Juntos

Durante a reunião, Jereissati destacou a importância dos pilares do Juntos para o desenvolvimento das cidades: Gestão, Inovação, Fortalecimento de Lideranças, Engajamento e Hub de Parcerias.

“Fazia 20 anos que Campinas não conseguia equilibrar suas contas. Hoje, as cidades do Juntos estão com suas contas equilibradas, um motivo de orgulho para nós que ajuda a demonstrar a efetividade do Juntos. Agora, caminhamos também para o engajamento da sociedade, a inovação e o fortalecimento de lideranças”.

Edson Campagnolo ressaltou o protagonismo das cidades nas mudanças a serem promovidas pela sociedade.

“Os problemas acontecem nas cidades. E vamos transformar o país mudando os pequenos lugares. Queremos ajudar nesse processo”.

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais, liderado pela Comunitas. Ele está presente em 12 cidades: Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP), este em modelo de consórcio com Brotas, Corumbataí, Limeira e São Carlos, todas no interior paulista.

Fotos de Luiz Granzotto / Prefeitura Municipal de Campinas

Os comentários estão desativados.