loading

Juntos em Curitiba: durante reunião de Governança, prefeitos assinam pacto em busca do equilíbrio fiscal

Realizada no complexo do Instituto Municipal de Administração Pública, em Barigui, reunião de Governança do Juntos contou com a participação de diversos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

Lideranças do Programa Juntos estiveram em Curitiba (PR) para mais uma reunião de Governança. Entre os presentes no encontro, realizado ontem (29), estavam Rafael Greca, prefeito da cidade, Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, Fabio Ermírio de Moraes e Elie Horn, dois dos líderes do Núcleo de Governança do Juntos, parceiros estratégicos e líderes do setor privado local, secretários municipais, além de diversos prefeitos de cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Durante a reunião, o prefeito destacou o plano de ajuste fiscal lançado pela gestão, denominado Plano de Recuperação de Curitiba, um conjunto de medidas cujo objetivo é administrar a situação fiscal de curto prazo, criar condições de retomada de investimentos no longo prazo, corrigir distorções e permitir que a prefeitura opere com racionalidade econômica, permitindo desenvolver o programa de governo previsto para a cidade.

Ele ainda salientou a presença massiva dos prefeitos da RMC na reunião. “Me surpreendi positivamente com o comparecimento e agradeço as assinaturas na carta de adesão ao ajuste fiscal estabelecido por Curitiba. Por meio das medidas definidas, será possível criar condições para reverter a situação fiscal da prefeitura, garantindo mais saúde financeira para esta e futuras administrações”, expressa Greca.

Juntos na construção de uma cidade participativa

No encontro, também houve destaque para o Curitiba 2035, iniciativa de caráter apartidário, desenvolvida com apoio do Programa Juntos, que tem como finalidade a construção de um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, tendo propósito uma cidade mais sustentável, inovadora e humanizada.

Veja também: Comitê Gestor do Curitiba 2035 reúne-se para construção coletiva do planejamento

Para Fabio Ermírio de Moraes, é necessário estimular a participação de diferentes esferas da sociedade no desenvolvimento da cidade. “Curitiba tem uma tradição em planejamento urbano e considero importante, não somente o envolvimento do Juntos nesse processo, mas sobretudo trazer outras organizações para fazerem parte desta governança compartilhada”, lembra.

“Essa é a segunda reunião de Governança do Juntos com a atual gestão da cidade e acreditamos que teremos importantes projetos pela frente. Agradeço a estruturação das contas públicas planejada pelo prefeito e, também, parabenizo a abertura do governo em construir a governança compartilhada junto aos diversos atores participantes do Curitiba 2035”, ressalta Regina Esteves, ao finalizar o encontro.

 

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Paraty, Campinas, Juiz de Fora, Teresina, Santos, Itirapina, Curitiba e Pelotas. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Encontro de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Os comentários estão desativados.