Juntos em Salvador: “Governar é priorizar, e a prioridade tem que ser construída e legitimada com o cidadão”, diz ACM Neto


No último dia 14 de fevereiro, foi realizada mais uma Reunião de Governança do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. Dessa vez, a anfitriã do encontro foi a cidade de Salvador, a mais nova integrante do programa.

Dentre os participantes, estava o prefeito ACM Neto, secretários municipais, representantes da Comunitas, organização que lidera o Programa Juntos, e empresários locais, além de José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, e Carlos Jereissati Filho, CEO do Grupo Iguatemi, dois dos membros da Governança do programa.

O encontro iniciou com um apanhado de boas práticas já realizadas. Em Salvador, o prefeito destacou que buscou o equilíbrio das contas públicas, pautando sua gestão na convicção de que quanto menos gastasse com a estrutura, mais poderia gastar com o cidadão.

ACM Neto afirmou que, para este novo ciclo, estão entre suas prioridades: criação de emprego, desenvolvimento econômico, fortalecimento do setor imobiliário, além de um planejamento de longo prazo para a cidade e um planejamento interno da administração municipal, com metas e recursos claramente definidos para cada secretaria.

José Roberto Marinho destacou os excelentes resultados alcançados em Campinas – outra cidade parceira do Programa Juntos, que ajudou no alcance do terceiro lugar no ranking de cidades empreendedoras da Endeavor, fruto de um trabalho de melhoria dos processos para aprovação de novos empreendimentos.

“Juntos é uma rede que tem contato com inúmeras iniciativas e ferramentas de inovação e participação, que podem ser disponibilizadas paras as prefeituras de forma gratuita”, completou Carlos Jereissati Filho.

Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Guilherme Bellintani, o Juntos será importante na implantação de iniciativas digitais que aproximem o cidadão soteropolitano da administração pública. Também há interesse no apoio de projetos com foco na Economia Criativa e, também, na troca de experiências sobre Licenciamento Urbano.

Diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves lembrou que o Programa Juntos busca mapear as prioridades da gestão e cocriar as ações com prefeito e secretários, optando sempre apoiar projetos que sejam estruturantes e que possam perenizar-se como políticas públicas. A presidente também reforçou a importância da participação dos líderes empresariais locais para a sustentabilidade das ações e para a transformação das cidades.

Agradecendo aos membros da Governança pelo compromisso com a gestão pública e reconhecendo a necessidade de aprimorar o trabalho das prefeituras, ACM Neto manifestou imensa satisfação em iniciar oficialmente a parceria com o Juntos.

“Precisamos do apoio do Programa Juntos e dos empresários locais, que vivem o dia a dia da cidade”, finalizou o prefeito.

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente em diversas cidades brasileiras, como Pelotas, Curitiba, Porto Alegre e Teresina. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Encontro de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

 

 

Foto: Eli Cruz

Comments are disabled.