loading

Juntos em Santos: “agradeço a Comunitas, as ações do Juntos nesses 4 anos foram fundamentais para cidade”, diz Paulo Alexandre

Encontro reuniu diversos atores do setor público e privado para debater resultados e ações para o futuro sustentável da cidade.

WhatsApp Image 2017-03-16 at 10.20.56 (1)

O encontro foi realizado na sede da TV Tribuna

Ontem (16), a Reunião de Governança do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável esteve em Santos (SP) para apresentar os resultados e os próximos passos do programa na cidade. Estiveram presentes na reunião o prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, secretários municipais, líderes do setor privado que apoiam o projeto localmente, parceiros estratégicos, além de Nelson Gomes, do Grupo Cosan, representante da Governança do Juntos, e Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Maurício Franco, Secretário de Finanças, apresentou os resultados das ações de equilíbrio fiscal que, em 2016, superou a casa dos R$ 160 milhões. “Apesar dos grandes desafios trazidos pela crise econômica, conseguimos fechar todos os anos de parceria com o Juntos com superávit. Em Santos, diferente de outros municípios, a principal fonte de arrecadação é o ISS e o ICMS, o que torna a cidade mais sensível aos efeitos da crise”, disse.

Visando o futuro, foi apresentado o projeto de Economia Criativa para Santos, que tem objetivo de combater a desigualdade social existente na cidade, focando na promoção de uma economia criativa nas áreas de serviços e comércio. Outros pontos abordados foram o “Investe Santos”, que incentiva a implementação de empresas, revendo as leis de uso e ocupação do solo e favorecendo a desburocratização, e Parque Tecnológico de Santos, único do Brasil com áreas voltadas para crianças, segundo Rogério Santos, Secretário de Governo.

Nelson Gomes recomendou que o objetivo da prefeitura também seja o fortalecimento da comunicação entre o poder público e a população, tornando-o um ciclo virtuoso e ampliando os resultados. Regina Esteves completou o pensamento, lembrando que as ações de engajamento também devem ser feitas com as lideranças locais. “’Juntos’ não é só um nome. A união destes líderes é fundamental para a construção de uma nova visão de estado”, explica.

Assim como o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, na Governança realizada na cidade no último dia 15, Paulo Alexandre finalizou a reunião agradecendo a Comunitas e destacou que as ações do Programa Juntos nesses quatro anos foram fundamentais, levando a cidade a receber nota A no ranking de transparência do Tribunal de Contas do Estado.

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Paraty, Campinas, Juiz de Fora, Teresina, Santos, Itirapina, Curitiba e Pelotas. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Encontro de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Os comentários estão desativados.