loading

Juntos fortalece Orçamento Participativo em Campinas

A prefeitura de Campinas passou a utilizar o Colab como ferramenta de apoio na comunicação do Orçamento Participativo (OP) da cidade. No último sábado, a coordenação do OP esteve presente em debate sobre habitação popular, a convite do Movimento Popular de Habitação (MPH).

O ponto principal do encontro foi o Projeto de Lei Complementar 60/2015, que propõe instituir o Plano Municipal de Loteamentos de Interesse Público. O objetivo é suprir a demanda habitacional e favorecer os processos de regularização fundiária dos assentamentos urbanos em toda a cidade.

O Colab, rede social que permite à população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, assim como propor soluções para melhorar a cidade, está sendo usado como ferramenta entre interessados no debate e a prefeitura.

Engajamento

A adesão da prefeitura ao Colab aconteceu por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. O projeto integra o pilar de Engajamento do programa, que busca mobilizar o cidadão a participar da gestão pública.

Com esse objetivo, a prefeitura promove o Fala Cidadão, consulta à população para definir a área de aplicação de R$ 1 milhão. A ação, também realizada via Colab, foi iniciada em dezembro e será encerrada em fevereiro.

São cinco destinações possíveis para os recursos públicos: a construção de uma sala de artes em uma escola municipal, de um Centro Popular de Economia Solidária, de dois campos de futebol society, de um Laboratório de Inclusão Digital, ou a criação de uma sala pública de cinema no Centro de Campinas.

Consultas

Esta é a terceira votação aberta realizada pela prefeitura por meio da ação iniciada com o programa Juntos. Inicialmente, a população foi convidada a votar no gênero musical preferido para uma apresentação a ser realizada em evento da prefeitura. Em seguida, a escolha foi sobre a banda a ser contratada. O CPM 22 venceu a disputa com Biqui Cavadão, Camisa de Vênus e Sepultura.

Em dezembro de 2015, em Pelotas, cidade também parceira do Juntos, também foi anunciado resultado de consulta realizada: 79,64% dos votos decidiram pelo fim da área de estacionamento nas faixas da direita da avenida Bento Gonçalves, criando, assim, mais uma faixa de rolamento.

O Colab pode ser acessado na web pelo endereço www.colab.re e também por aplicativos para smartphones e tablets gratuitos, nas versões Android e iOs.

 

Os comentários estão desativados.