loading

Curitiba: Juntos lança frente de Planejamento Estratégico

Iniciativa confere protagonismo à população para a definição de ações com foco no crescimento sustentável da cidade para os próximos 20 anos

Construir um plano de ações que reúna os anseios da sociedade e leve Curitiba a alcançar um crescimento sustentável, com respostas efetivas às demandas da população. Este é o objetivo do Curitiba 2035, uma iniciativa do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, lançada nesta terça-feira (22), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O projeto pretende mobilizar e engajar a sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que deverão nortear as políticas de desenvolvimento urbano do município nos próximos 20 anos.

“O grande desafio é basear esse trabalho no desejo do cidadão. A participação da gestão pública é importante, mas essa visão de futuro só é alcançada se a sociedade for protagonista. É preciso que sejam colocados todos os anseios da sociedade em relação ao futuro”, afirmou a presidente da Comunitas, Regina Esteves. “Não estamos falando de um plano para quem está aqui, mas para os jovens que estarão por aí. Precisamos engajar esse pessoal, para que se sintam donos do que tomarão posse num futuro próximo,” complementou Cloves Carvalho, diretor do Instituto Votorantim, reforçando a necessidade de mobilizar a juventude.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a organização Comunitas, o Instituto Arapyaú, a prefeitura de Curitiba e o Sistema Fiep, que será o responsável pela condução técnica do processo, utilizando como base a metodologia do programa Cidades Inovadoras. Para Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep, “o planejamento deveria estar no topo das prioridades de qualquer administração pública.”

A condução técnica do projeto será feita pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL, área criada pelo Sistema Fiep em 2004 para realizar estudos prospectivos que possam contribuir com o desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. “O objetivo do Curitiba 2035 é estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de negócios sustentáveis”, disse Marília de Souza, Coordenadora dos Observatórios.

De caráter apartidário, o Curitiba 2035 visa também orientar a atuação de agentes públicos e privados que investem no município. Para o prefeito Gustavo Fruet, que participou do lançamento, o projeto é uma forma de legitimar o planejamento da cidade de acordo com a visão da sociedade, além de possibilitar uma nova governança para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. “Curitiba tem tradição em planejamento e construir uma visão de longo prazo é extremamente importante. Trata-se de um trabalho muito sério, de grande responsabilidade e extremamente útil para delinear o futuro que queremos para a nossa cidade”, destacou.

Diversos líderes municipais, empresários brasileiros, representantes da sociedade civil organizada e formadores de opinião participaram do evento. O ex-secretário de Educação de São Paulo e responsável pelos programas Inovação do Instituto Arapyaú Alexandre Schneider, disse que Curitiba está dando um grande passo ao construir esse processo de forma participativa. “Planejar a cidade é fazer com que os desejos dos cidadãos se encontrem com as ações das políticas públicas”, pontuou.

Cronograma – O projeto Curitiba 2035 será desenvolvido ao longo de 24 meses. Nos primeiros 12 será realizado o trabalho mais técnico, com o levantamento de dados, a realização de painéis com atores estratégicos e a definição das temáticas prioritárias. Essa etapa se encerra com a produção de um caderno apresentando as prioridades definidas para o desenvolvimento da cidade e um roadmap com os caminhos para que as metas sejam atingidas. No segundo ano, o trabalho se concentra na implantação de uma governança que será responsável por monitorar a aplicação do planejamento.

Sobre o Juntos – O Curitiba 2035 faz parte do Juntos, um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos, liderado pela organização Comunitas, presente em doze municípios brasileiros – incluindo Curitiba, onde desde 2014 são desenvolvidas ações em parceria com a prefeitura para o equilíbrio fiscal e o gerenciamento de projetos prioritários. Em 2016, o programa passou a dedicar-se também ao planejamento estratégico das cidades parceiras. Ao pensar e traçar diretrizes, metas e prioridades, o Juntos mostra como as ações adotadas hoje podem viabilizar os objetivos de amanhã, sempre em criação conjunta com as sociedades locais.

Os comentários estão desativados.