loading

Oportunidades para o Brasil crescer é tema de encontro

A segunda roda de conversa do 8º Encontro de Líderes, realizado na manhã da última sexta-feira (27/11) pela Comunitas, em São Paulo, teve como tema “Oportunidades para o Brasil crescer de forma sustentável”.

Participaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, o presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto, o economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, e o copresidente do Conselho de Administração e sócio-fundador da Natura, Guilherme Leal.

Goldfajn destacou a necessidade da confiança para que o Brasil possa retomar um processo de crescimento. “A economia ainda está caindo. Não vejo nenhum sintoma de estabilidade. Falta confiança. Enquanto não tivermos uma sinalização que torne possível a volta da confiança, não será possível sairmos dessa crise”, disse.

Eugênio Gouvêa concordou que os empresários precisam ter segurança e buscar o diálogo com representantes políticos. “Os empresários têm medo, falta confiança e segurança. Temos reformas que precisam ser feitas. Nós precisamos conversar e vamos conversar com os políticos que têm vontade de conversar”.

Guilherme Leal destacou a importância do envolvimento dos cidadãos na política, para uma efetiva transformação da sociedade. “A política não pode ficar longe de nenhum de nós. O indivíduo pode se envolver de diferentes formas: como consumidor consciente, no Terceiro Setor, empresas com responsabilidade social. Mas se não chegarmos no último estágio, que é a política, não vamos mudar”.

 

Modelo de governança

Ometto ressaltou que um novo modelo de governança é fundamental para que o país avance de forma sustentável. Ele citou, como exemplo, o programa Juntos. “Se não tiver a governança política refeita não vai conseguir fazer o que precisa ser feito. O que tem de fazer na economia, na parte de energia, não é difícil se você tiver a política refeita. O Juntos dá certo porque faz as pessoas ficarem muito perto do usuário do serviço. É um novo modelo de governança”, afirmou.

 

Juntos

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades brasileiras: Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – em modelo de consórcio com Brotas, Corumbataí, Limeira e São Carlos, no interior paulista.

O programa é liderado pela Comunitas, organização social que realiza anualmente o Encontro de Líderes. No evento, os principais líderes do país reúnem-se para refletir e atuar pela construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento do Brasil.

Os comentários estão desativados.