loading

Mãe Santista, projeto para reduzir mortalidade infantil, completa 10 anos

O projeto, que contou com o apoio da Comunitas, permitiu que o indicador atingisse o menor patamar da história da cidade paulista, impactando mais de 14 mil mulheres. Que tal aprender quatro curiosidades sobre ele?

Crédito da Imagem – Carlos Nogueira – Prefeitura de Santos

Já imaginou uma iniciativa que pode reduzir drasticamente o índice de mortalidade infantil em um município? Foi o que Santos, com o apoio da Comunitas, fez em 2013 com a implementação do Mãe Santista.

Há 10 anos, o programa foi implementado, estabelecendo um novo protocolo de atendimento, mais humanizado, para o acompanhamento mãe-bebê. Esse fluxo é estabelecido do pré-natal ao segundo ano de vida da criança e “é considerado o maior responsável pela redução da mortalidade infantil em Santos”, de acordo com o prefeito, Rogério Santos. 

Desde que o programa foi implementado, a cidade viu os índices diminuindo pouco a pouco, até atingir o menor patamar de sua história: de 13,8 em 2013 a 7,8 em 2023 (entre janeiro e abril). E mais: ainda se mantém abaixo da meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza uma taxa de 10 mortes a cada mil nascidos vivos.

Para que você possa entender melhor o que é o Mãe Santista, a Comunitas preparou uma lista com quatro curiosidades sobre o programa. Confira a seguir.

1 – O projeto levou um ano para ser desenhado

Para se implementar uma política pública de forma eficaz, é preciso que ela seja baseada em dados e evidências. 

E, ao longo do processo de exploração do desafio, concluiu-se que a mortalidade infantil no município era uma questão complexa e multifatorial. 

Envolvendo tanto os servidores como a população, a gestão santista iniciou essa jornada, desenvolvendo um trabalho que perpassou diversas etapas importantes. Além da exploração, o desenho do projeto também envolveu pesquisa, cocriação e a implementação de ideias inovadoras, como o Gestante em Foco e a Escola de Mães

Com o objetivo de inspirar gestores a implementar ações parecidas em seus territórios, a Comunitas publicou duas cartilhas abordando o case do Mãe Santista e do Gestante em Foco. Você pode baixá-los gratuitamente nos links que foram disponibilizados aqui. 

2 – O programa promoveu o empoderamento da mulher em seu autocuidado

A partir do envolvimento dos servidores e usuários da rede municipal de saúde santista, foram cocriadas diversas soluções que priorizaram o empoderamento das mulheres para a participação ativa em seu próprio cuidado. A iniciativa recebeu o nome de Gestante em Foco.

Com o engajamento desses atores, foi desenvolvido um mapa de ações que visa estabelecer uma linha de cuidados constantes para as gestantes. Assim, a Secretaria de Saúde passou a atuar de modo interdisciplinar, com a integração de diferentes órgãos. 

O mapa compreende a interconexão das fases e ações descritas a seguir: 

  • Planejamento familiar – fortalecimento das ações de saúde reprodutiva, prevenção à gestação indesejada e promoção de ações de autopercepção;
  • Pré-natal – garantia da classificação contínua de gestações com risco biológico, desenvolvimento de serviços para gestantes que não aderem ao pré-natal e promoção de vivências e práticas educativas para usuárias e familiares;
  • Parto – integração do fluxo de informações, melhoria no acolhimento e humanização;
  • Pós-parto – garantia do vínculo dos usuários com a rede e fortalecimento do aleitamento materno. 

3 – O Escola de Mães recebeu prêmios internacionais

Cocriado entre a prefeitura de Santos e a Comunitas, o espaço proporciona atividades gratuitas para acolhimento e prestação de auxílio às gestantes. Essa iniciativa foi implementada no âmbito do Gestante em Foco. 

Ao longo da gravidez, as mulheres têm aulas sobre os cuidados durante o pré-natal e com o bebê, transformando-se em uma ferramenta para redução da mortalidade infantil na cidade.

Além das aulas, a iniciativa também promoveu a realização de ultrassom morfológico e a entrega de novos kits de enxoval e de higiene pessoal para as gestantes.

Por se tratar de um projeto inovador, o Escola de Mães foi a grande vencedora do internacional Core77 Design Awards – um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo. Em 2017, a iniciativa, única brasileira na competição, venceu duas premiações: na categoria “Design pelo Impacto Social” e no “Voto Popular”, concorrendo com outros 13 projetos.

4 – O Escola de Mães foi destaque no Jornal Nacional e, também, no Profissão Repórter

A matéria abordou parcerias que diversas cidades brasileiras têm realizado com organizações da sociedade civil em busca da melhoria na prestação de serviços à população. E, muitas vezes, contando com a participação da população. E o Escola de Mães foi justamente um dos casos abordados na reportagem. Confira!

Comunitas no Jornal Nacional

Programa Mãe Santista no Profissão Repórter

Gostou desse conteúdo? Então assine a nossa Newsletter para receber mais textos como esse em primeira mão!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *