loading

Mayors Challenge: Juntos apoia cidades em propostas

A oportunidade de ganhar 5 milhões de dólares para desenvolver uma política pública inovadora por meio do Mayors Challenge foi debatida, nesta quarta-feira (2/03), no 7º Encontro de Comitês Gestores do programa Juntos.

Rim Abida, integrante da Bloomberg Philanthropies, instituição que promove o desafio, apresentou-se, via conferência, para os gestores públicos parceiros do Juntos presentes em Juiz de Fora (MG). Ela tirou explicou as regras da premiação e tirou as dúvidas dos participantes.

O Mayors Challenge é uma iniciativa da Bloomberg Philanthropies e busca soluções inovadoras e inéditas na cidade. Estão aptas a concorrer cidades da América Latina com mais de 100 mil habitantes. Ao total, são mais de 900 municípios, sendo 300 no Brasil.

A solução proposta deve buscar a resolução de uma questão econômica ou social grave, aprimorar os serviços de atendimento ao cidadão, ser eficientes e incentivar o envolvimento da população. Segundo Abida, é importante salientar que a iniciativa precisa ser inovadora. “A ideia não pode já estar em funcionamento na prefeitura”.

A cidade que conquistar a primeira colocação ganhará 5 milhões para a implantação da política pública. Outras quatro cidades serão selecionadas e agraciadas com 1 milhão de dólares.

Inspiração

Em sua apresentação, Abida citou políticas públicas vencedoras em 2013 e 2014, anos em que o Mayors Challenge envolveu cidades dos Estados Unidos e da Europa.

“Providence (EUA) decidiu enfrentar a desigualdade social e de educação. Foi desenvolvido um programa para os pais estimularem seus filhos a utilizar mais palavras em seu vocabulário, ajudando no desenvolvimento do cérebro e, consequentemente, no desempenho escolar”.

Abida também citou a proposta de Barcelona (ESP), que criou uma plataforma digital que formou uma rede de apoio à população idosa, que será 25% de sua população em 2014. “A plataforma define as funções e ajuda a coordenar seus integrantes. Isso reduz o isolamento social e melhora a saúde”, destacou.

Participação

Para concorrer ao prêmio, é necessário que a prefeitura se cadastre até 15 de março. Em seguida, as propostas devem ser formuladas até 15 de abril. As prefeituras finalistas, com propostas selecionadas pela competição, terão apoio técnico de especialistas para desenvolvê-las.

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável apoia a elaboração de iniciativas inovadoras que melhorem a vida dos cidadãos. O programa Juntos busca o aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais brasileiros.

Os comentários estão desativados.