loading

Menina de 10 anos assume a Prefeitura de Teresina por um dia

Na manhã da última quarta-feira (16), Teresina teve uma menina como prefeita por um dia: Jocilene dos Reis Silva, 10, tomou posse e assumiu Prefeitura Municipal de Teresina. Ela acompanhou o prefeito durante a abertura da Semana Global do Empreendedorismo, no Sebrae-PI.

A jovem é aluna da Escola Municipal Laurindo de Castro, localizada na comunidade Fonte Boqueirão, Zona Rural Leste de Teresina, e, mesmo tímida, mostrou que tem garra, sendo uma menina forte e corajosa por enfrentar uma plateia lotada. Silenciou a todos ao dizer que iria ler um texto para que todos entendessem do que se tratava a campanha. “Estou um pouco nervosa porque eu nunca me encontrei assim com uma pessoa como o prefeito de Teresina, mas eu não posso ficar assim porque ele é uma pessoa muito legal”, comentou a estudante.

Teresina foi a primeira capital do Nordeste a instituir o Dia Municipal da Menina, com a aprovação da Lei 4.862/2016, que foi colocada no calendário oficial da cidade. O Dia Internacional da Menina, comemorado na mesma data, foi estabelecido pelas Nações Unidas como resultado de um esforço da Plan International para dar visibilidade aos problemas que afetam globalmente à vida de meninas em países pobres e emergentes, como: a falta de acesso à escola, saúde, elevada carga de trabalho doméstico, casos de violência e outros que acometem esse universo.

Este ano, o movimento global Por Ser Menina veio com a campanha #MENINASOCUPAM, que tem como objetivo possibilitar que meninas ocupem, por um dia, cargos de destaque nos governos e na sociedade civil, mostrando que as meninas podem estar em lugares de liderança.  “Nós temos a alegria de estar com a nossa prefeita menina. Ela vem trazer a presença das mulheres que olham para o futuro e que querem um futuro melhor para o Brasil”, ressaltou o prefeito.

Em Teresina, as meninas assistidas pelo projeto já ocuparam os cargos de poder, como a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a Fundação Wall Ferraz, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social.

“Precisamos ter um futuro no qual as meninas possam ser aquilo que elas quiserem ser, que elas possam realizar seus sonhos e possam superar todas as barreiras de discriminação”, finaliza o prefeito Firmino Filho.

Da Prefeitura de Teresina

Foto: ascom/CMPPM

Os comentários estão desativados.