loading

Ocupação Criativa mobiliza cultura e juventude de Paraty

Um novo espaço para a juventude e a cultura de Paraty (RJ). Essa é a realidade do Espaço Experimental de Cultura | Cinema da Praça (EECCP), que funciona no prédio do antigo cinema da Praça da Matriz da cidade história.

Em dezembro, foi realizada a Ocupação Criativa. Durante uma semana, vários coletivos de jovens ligados à cultura apresentaram sua arte, seja por meio de música, cinema, fotografia, dança ou do grafite.

A Secretaria de Cultura de Paraty promoveu durante uma semana o projeto “Ocupação Criativa”, onde diversos coletivos artísticos foram convidados a mostrar sua arte no EECCP. A reformulação do espaço e sua ocupação são apoiadas pelo programa Juntos.

Ideia da juventude

A Ocupação Criativa foi uma sugestão dos próprios jovens de Paraty, que, em junho 2015, cocriaram em parceria com o poder público municipal propostas para revitalização e ocupação do espaço. À época, foram realizados três encontros para a formulação das propostas.

As sugestões contemplam ações de curto, médio e longo prazo. Elas englobam a reformulação do espaço físico do antigo cinema, a criação de identidade visual e a obtenção de parcerias e patrocínios, entre outras.

Engajamento

O Espaço Experimental de Cultura | Cinema da Praça é um dos projetos do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. O EECCP integra o pilar de Engajamento do Juntos, que busca mobilizar o cidadão a participar da gestão pública.

 

Os comentários estão desativados.