loading

Paraty lança o Clique Saúde

Com a ferramenta, os usuários podem acessar on-line os serviços da rede pública de saúde

A população de Paraty recebeu nessa terça (20) o Clique Saúde – ferramenta de acesso a informações sobre a rede pública de saúde da cidade. O lançamento contou com a participação de cerca de 40 pessoas, dentre elas, cidadãos e servidores ligados à área da saúde do município.

O encontro foi aberto pela secretária de Saúde de Paraty, Cida Salgado, que destacou o avanço representado pela ferramenta na construção coletiva de uma gestão participativa do setor.

Cida também ressaltou a importância das parcerias da Prefeitura com a Comunitas, que atua em Paraty desde 2013, por meio do programa Juntos, e que apoiou a implantação do Clique Saúde, por meio do Saútil. “Com a ferramenta, a Secretaria de Saúde inicia um processo de interação com a população. É um grande salto de qualidade na gestão.”

A coordenadora do Clique Saúde, Rose Avelar, explicou como a ferramenta funciona e detalhou a pesquisa que embasou a implantação do serviço. Uma das informações levantadas, por exemplo, é que 90% dos usuários da rede de saúde têm acesso à internet e 61% deles declararam que gostariam de ter mais informações sobre os serviços no site da prefeitura. Dos respondentes da pesquisa, a maioria veio da zona rural, o que reforça o potencial de alcance da ferramenta.

“Estou muito feliz porque o Clique Saúde vai nos ajudar na consolidação da rede de saúde e equivale à ouvidoria que nós ainda não tínhamos na Secretaria. O sucesso dessa ferramenta depende da utilização e da divulgação feita pelos próprios funcionários”, frisou.

Como funciona

Para acessar o Clique Saúde, o usuário precisa se cadastrar no site (http://cliquesaude.pmparaty.rj.gov.br/), que pode ser acessado diretamente pelo portal da prefeitura.

A partir disso, é possível ter acesso a dados sobre vacinação, medicamentos, unidades de atendimento e disponibilização de equipamentos, consultas e exames. A ferramenta também disponibiliza informações sobre os serviços de saúde gratuitos e de baixo custo perto de casa; organização do calendário de vacinação, com a opção de recebimento de alertas; testes para acompanhamento da saúde e, ainda, um canal exclusivo para tirar dúvidas com especialistas.

Para o coordenador da Estratégia de Saúde da Família, Éder Louro, o Clique Saúde traz transparência ao setor e cria um canal direto com os usuários da rede. “Os dados que foram inseridos na plataforma são um retrato real da rede pública em Paraty, não colocamos nenhuma informação ou serviço que não está disponível. A partir de agora, vamos atualizar esses dados com os serviços quer forem incorporados à rede,”, explicou

O diretor do Saútil, Edgard Morato, ressaltou que a transparência das informações sobre a rede é o principal objetivo da plataforma. Ele lembrou que Paraty é a segunda cidade do país a receber o serviço – a primeira foi Pelotas, também em parceria com a Comunitas. “É uma ferramenta inovadora, com tecnologia de ponta, que está sendo doada à Prefeitura de Paraty”, frisou.

Os comentários estão desativados.