loading

Parceira do Juntos, Curitiba é finalista do Mayors Challenge

A cidade de Curitiba é uma das 20 finalistas do Mayors Challenge 2016, desafio em que municípios apresentam propostas de políticas públicas inovadoras. Cinco cidades vencedoras receberão como prêmio recursos para financiar as ações.

A capital paranaense apresentou um projeto de inclusão social para pessoas com deficiência e dificuldade na mobilidade. Curitiba, assim como as outras cidades parceiras do Juntos, foi estimulada pela Comunitas a participar do desafio.

A competição premiará a ideia inovadora de maior impacto com 5 milhões de dólares. Outras quatro cidades selecionadas receberão 1 milhão de dólares para apoiar a implementação do projeto.

As propostas foram analisadas segundo quatro critérios: visão, potencial de impacto, plano de implementação e possibilidade de serem replicadas em outras cidades.

“Recebemos uma quantidade tão grande de boas ideias que escolher apenas 20 já foi, por si, um grande desafio. Essas ideias realmente captam a diversidade da região e a criatividade e compromisso de seus líderes e cidadãos em melhorar as cidades”, afirmou Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque (EUA) e fundador da Bloomberg Philanthropies, entidade que promove o desafio.

Curitiba

O projeto apresentado por Curitiba propõe ações para inclusão social de pessoas com deficiência e dificuldade na mobilidade.

O objetivo, segundo a proposta, é “melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência por meio da integração de serviços de transporte mais inclusivos e introdução de rotas mais eficientes”.

Representantes de Curitiba e das outras 20 cidades finalistas participarão do Ideas Camp da Bloomberg em Bogotá, na Colômbia, onde terão ajuda de especialistas para desenvolverem suas propostas.

Os vencedores serão anunciados no fim de 2016. A relação das 20 cidades finalistas pode ser acessada aqui.

O desafio

O Mayors Challenge é uma iniciativa da Bloomberg Philanthropies e busca soluções inovadoras e inéditas na cidade. Estiveram aptas a concorrer cidades da América Latina com mais de 100 mil habitantes – o que representa mais de 900 municípios, sendo que quase 300 se inscreveram nesta edição.

Este é o terceiro ano da competição, que acontece pela primeira vez na América Latina e Caribe. As edições anteriores aconteceram nos Estados Unidos, em 2013, e na Europa, em 2014, com a participação de 28 diferentes países. A única regra de elegibilidade para a participação das cidades foi o número de habitantes, estando aptos a concorrer municípios que tenham pelo menos 100 mil moradores.

Juntos

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável apoia a elaboração de iniciativas inovadoras que melhorem a vida dos cidadãos. O programa busca o aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais brasileiros.

No início de março, cidades parceiras do Juntos debateram o Mayors Challenge no 7º Encontro de Comitês Gestores do programa, realizado em Juiz de Fora (MG). O Juntos é liderado pela Comunitas e está presente em 12 cidades do país.

Os comentários estão desativados.