loading

Parquinho Tecnológico vai capacitar mais de mil alunos da rede municipal de Santos

Formar futuros empreendedores e profissionais de inovação será em breve o papel do Parquinho Tecnológico, parceria da Fundação Parque Tecnológico de Santos com as secretarias de Governo e Educação. A iniciativa beneficiará, numa primeira fase, 1.100 alunos da rede municipal de ensino com aulas sobre linguagem de programação (scratch), robótica e educação financeira, projeto de empreendedorismo do Sebrae, sala com jogos de tabuleiros e RPG (Role-playing game), horta, cozinha experimental e laboratório de rádio e TV em oficinas com universidades.

O programa ocorrerá em oito salas da ala 2 do 4º andar do Colégio Santista (Rua Sete de Setembro, 34 –Vila Nova), onde funciona provisoriamente o Parque Tecnológico e a Incubadora de Empresas, que serão transferidos posteriormente para o moderno prédio em construção na mesma quadra, na esquina das ruas Constituição e Henrique Porchat. Assim, se formará no quarteirão um amplo complexo de empreendedorismo e inovação.

Área central

Para o início das atividades, foi adquirido novo mobiliário e será licitada a compra de aparelhos raspberry (mini computadores), tablets e monitores de TV. O investimento em torno de R$ 100 mil contará com recursos de emendas de vereadores. Empresas que queiram contribuir podem entrar em contato pelo telefone 3202-8484.

Na primeira etapa, que deve ter início neste semestre, participarão os estudantes de educação em período integral do 1° ao 9º ano das escolas Colégio Santista e Avelino da Paz Vieira, em sua maioria moradores da área Central.

“Para haver transformação e desenvolvimento econômico da região é preciso trabalhar o empreendedorismo e a educação tecnológica desde a educação básica”, explica Felipe Nogueira, chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura. Segundo ele, nenhum parque tecnológico do País realiza ação semelhante de abrigar estudantes. O projeto é piloto e deverá ser expandido para outras unidades escolares.

Outras ações

Nos últimos anos a Administração Municipal tem intensificado as ações de fomento à inovação e o empreendedorismo, com destaque para a organização de duas edições da Semana de Ciência e Tecnologia.

Na mais recente, em 2016, foram realizadas mais de 200 atividades em universidades e espaços públicos, entre elas a Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia e as competições do Projeto Neorama, voltadas a estudantes e profissionais de todas as idades, como a Olimpíadas de Matemática, a Competição de Projetos de Linguagem Digital e o Desafio StartUp Cidadã.

Fonte: Prefeitura de Santos

 

Juntos em Santos

Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil, que desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais.

Santos é uma das parceiras do Juntos. O programa atua na cidade no apoio de projetos de inovação e ações de desenvolvimento, como o Santos 500, planejamento estratégico de longo prazo visando uma cidade mais inovadora, sustentável e cidadã, com foco na mobilização e engajamento da sociedade civil.

Além disso, ainda focando na participação popular de forma mais tecnológica, o Juntos apoia o Orçamento Participativo na cidade, por meio da plataforma digital Colab, onde a prefeitura disponibiliza R$ 10 milhões para que o cidadão santista escolha o destino.

Saiba mais sobre as atuações do programa em Santos clicando aqui.

 

Foto: Marionaldo Júnior / LeiaJá Imagens

 

Os comentários estão desativados.